X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Parceria para inclusão financeira é lançada em Brasília


Brasília – O Sebrae e o Banco Central lançaram, nesta quarta-feira (09), em Brasília, a Parceria Nacional para Inclusão Financeira. O evento contou com a presença do diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, e da princesa Máxima Zorreguieta, dos Países Baixos, assessora especial para o desenvolvimento financeiro e inclusivo da Organização das Nações Unidas (ONU).

A parceria conta também com a participação dos ministérios das Comunicações, da Fazenda e da Justiça, além de entidades de crédito, como a Federação dos Bancos (Febraban) e a Organização das Cooperativas Brasilerias (OCB).

Na solenidade de abertura, Carlos Alberto dos Santos, que representou o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, destacou que a inclusão financeira é estratégica para o desenvolvimento do ambiente econômico no país. “O Brasil cresceu, melhorou a distribuição da renda e esse é o momento para deslanchar. Ainda são muitos os desafios, mas as oportunidades são maiores”, disse.

Entre os desafios apontados pelo diretor-técnico está a inclusão de 16 milhões de brasileiros que não têm conta bancária e não usam o sistema financeiro para o pagamento das contas. “Mas só isso não basta. Vamos trabalhar também na educação financeira. Educar os empreendedores sobre como usar as ferramentas disponíveis”, enfatizou.

Para o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, a inclusão financeira só é possível graças à estabilização da economia brasileira. Ele fez uma retrospectiva das ações adotadas pela instituição que facilitaram o acesso da população aos serviços bancários. Em 2002, segundo Tombini, 82% dos municípios brasileiros tinham pelo menos cinco pontos de atendimento bancário para cada 10 mil adultos. Hoje, esse percentual subiu para 94%.

Uma das medidas citadas pelo presidente do BC para garantir o acesso ao sistema financeiro nacional é a superação da barreira geográfica. “O Brasil tem dimensões continentais. É uma dificuldade. Mas, precisamos levar atendimento financeiro a todas as regiões. Essa é a nossa tarefa”, destacou. O uso do celular como meio pagamento, segundo ele, é uma alternativa para facilitar o acesso financeiro. A experiência já é usada com sucesso no Quênia, na África, e já está em teste no Brasil. “Isso vai favorecer muito a inclusão, porque temos 120 milhões de celulares no país”.

 A princesa Máxima Zorreguieta, dos Países Baixos, que acompanha experiências de inclusão financeira em todo o mundo, mostrou estar bem informada sobre a situação financeira no Brasil. “Trinta por cento dos brasileiros só usam a conta bancária para receber salário”, ressaltou. A assessora da ONU lembrou o papel do Sebrae na democratização dos serviços financeiros e destacou que a assistência técnica é fundamental para garantir a qualidade do crédito. A princesa defendeu a educação financeira como prioridade. “Educar a população vai evitar o superendividamento”, declarou.

Participantes

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851 / 3243-7852 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot