X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Doceiras de Pelotas vencem Prêmio Mulher de Negócios


 Brasília – Das cozinhas dos antigos mosteiros portugueses para o sul do Brasil. Quando os imigrantes açorianos chegaram, no século XIX, trouxeram junto várias receitas de doces. E o que era tradição lusitana virou negócio para as doceiras da cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. A arte de produzir as tentações gastronômicas com organização empresarial chamou a atenção, e rendeu a Maria Helena Lubke Jeske o 8º Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, na categoria Negócios Coletivos.

A premiação foi realizada nesta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, na sede do Sebrae, em Brasília. “É o reconhecimento do trabalho de todo o grupo”, diz a descendente de imigrantes alemães, presidente da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, que reúne 16 fabricantes, a maioria mulheres. São elas que mantêm a tradição dos requintados doces lusitanos, como camafeus, bem-casados, papos de anjo, fatias de Braga, ninhos, pastéis de Santa Clara e tantos outros.

A premiação atesta o empenho das doceiras em aprimorar a produção e a gestão dos negócios. Quando começaram a se reunir, em 2006, muitos eram os problemas a serem superados. Até chegar à fase de compartilhar receitas e trabalhar juntas, um longo caminho foi percorrido. “Aos poucos, o medo da concorrência foi superado e percebemos que somente a união faria nosso negócio prosperar”, conta a presidente Maria Helena.

As empreendedoras passaram a se reunir, visitar o local de produção das companheiras e trocar informações. O esforço conjunto surtiu efeito.  O prestígio do grupo rompeu fronteiras e os doces ganharam destaque fora do município e do estado. Graças à dedicação de doceiras que se mantêm fiéis às receitas dos antepassados portugueses, a marca “Doce de Pelotas”  é hoje reconhecida pela excelência dos produtos.

Em 2008, a associação se formalizou e criou o regulamento técnico de produção, uma ferramenta que normatiza a fabricação dos doces, com especificação de tamanhos, regras para uso de matérias-primas rastreadas e manutenção do padrão de qualidade. As fábricas tiveram que se adaptar e contratar profissionais especializados.

O mês de março trouxe outra boa notícia para as fabricantes de doces de Pelotas. Em breve, elas começam a usar o selo de Indicação Geográfica, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O registro foi obtido no final do ano passado em função das características do solo da região, que favorece o plantio de árvores frutíferas, como pêssegos e marmelos, utilizados na fabricação dos doces. O selo é a garantia de que o produto tem um padrão de identidade e qualidade.

 

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot