Nem só de tech startups vive o SXSW. O festival conta com uma seleção de filmes e documentários independentes que concorrem a diversos prêmios. Abaixo, selecionamos 4 documentários em curta-metragem que exploram o lado humano da tecnologia, e como isso tem afetado a história da atualidade.
Quando vivemos em um mundo de tecnologia, qual o valor de sermos algo vivo e que respira? Neste documentário, discute-te o quanto a tecnologia, a inteligência artificial, os celulares e emails em nossas vidas refletem nós mesmos e nossos valores como seres humanos.
Esse documentário conta a história de pessoas envolvidas com o Wikileaks e os bastidores de um dos maiores escândalos de documentos que vazaram.
Já passou o tempo em que games eram produzidos por grandes empresas. Hoje, equipes pequenas conseguem conseguem produzir algo de imenso sucesso. Esses jogos independentes recebem o nome de indie games. O documentário mostra o dia-a-dia e as dificuldades de alguns desses indie developers como Jonathan Blow (Braid), Edmund McMillen e Tommy Refenes (Super Meat Boy) e, por último, Phil Fish (Fez).
We Are Legion: The Sotry of the Hacktivists
Um documentário que leva o espectador para o mundo do Anonymous. Através de entrevistas com membros ativos, o filme explora as origens do grupo no 4chan e a evolução de um pequeno movimento até um grupo de proporções mundiais.
Por Samanta Fluture (colaboração de Gil Giardelli e equipe InovadoresESPM)
Fontes: SXSW 2012