Salvador – Com o objetivo de avaliar e propor novas políticas públicas direcionadas ao setor de comércio e serviços, foi lançado, nesta sexta-feira (14), o documento Política de Comércio e Serviços do Estado da Bahia. A publicação define diretrizes estratégicas para o setor e é resultado do trabalho desenvolvido pelo governo do estado, Universidade Federal da Bahia (Ufba), entidades representativas e colaboradoras, além de empresários.
Na solenidade, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) foi representado pelo diretor de Políticas de Comércio e Serviços, Maurício Duval pelo diretor do Departamento Nacional de Registro do Comércio, João Elias Cardoso, e pelo secretário de Comércio e Serviços, Humberto Ribeiro.
“A formalização caminha junto à dinâmica de consumo e ambas agem de forma sistêmica sobre a cadeia, gerando um efeito expressivo”, afirmou o secretário Humberto Ribeiro. Ele ratificou também a importância de serem criadas iniciativas que dinamizem o pequeno negócio local, por meio de oportunidades para os Empreendedores Individuais e também para os consumidores.
Além do tratamento diferenciado dado pelo Plano Plurianual (PPA) para o período 2012-2015 aos setores de comércio e serviços, o secretário destacou a parceria do ministério com o Sebrae na formatação do sistema on line de acesso a registro de empresas, facilitando o trâmite para abertura e fechamento da razão jurídica.
De janeiro a maio deste ano, dos 27.096 empregos formais na Bahia, 62% estavam concentrados no interior, fora da Região Metropolitana de Salvador. Segundo o senador Walter Pinheiro, esses são postos oriundos do setor terciário, o que justifica o novo olhar sobre o segmento. “Dinamizar a economia local, por meio dos pequenos comércios do interior da Bahia é um ponto fundamental”.
O secretário da Indústria, Comércio e Mineração James Correa também destacou a parceria com o Sebrae. Durante a solenidade, ele reiterou a demanda crescente dos setores de comércio e serviços por uma sociedade capaz de consumir cada vez mais. “A Bahia larga na frente na concepção e construção desse importante instrumento norteador das políticas e ações que serão adotadas pelo setor”.
O superintendente do Sebrae na Bahia, Edival Passos, também esteve no encontro. Ele destacou a ação alinhada entre todas as instituições, com o objetivo de fomentar ganhos para os setores de comércio e serviços. “Esse é um dia histórico para a Bahia, e, com esse documento, as políticas públicas poderão ser melhor direcionadas”.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias