Salvador – A procura para fazer a Declaração Anual de Faturamento tem sido grande em Irecê, desde o início do atendimento, em 7 de janeiro. A Unidade Regional do Sebrae no município está orientando os microempreendedores individuais (MEI), que têm até o dia 31 de maio, para apresentar o documento à Receita Federal.
É o caso do empreendedor Rui Rômulo Lopes Gaspar. Ele é pintor letrista e se formalizou em outubro de 2010. Rui sabe da importância de fazer a declaração para colher bons resultados e ficar em dia com as suas obrigações. O empreendedor trabalha há mais de 20 anos no ramo e há pouco mais de dois anos aproveita as vantagens da categoria. “Antes, fugia de serviço por não ter nota fiscal, perdia encomendas grandes e nem tinha conta no banco. Precisava de ajuda de terceiros para receber pelo meu trabalho e pagava impostos muito altos. Hoje, tenho minha empresa formalizada e posso vender até para o governo federal, sem contar os benefícios do INSS”, conta.
Depois da formalização, a empresa de Rui aumentou o faturamento em 40%. Diante do sucesso, o empreendedor já vê a necessidade de contratar um funcionário para ajudar a suprir a demanda, que hoje vem inclusive de prefeituras da região de Irecê e órgãos governamentais.
De acordo com o Coordenador da Unidade Regional do Sebrae em Irecê, Paulo Andrade Barreto, muita gente já procurou a instituição para fazer a declaração. “Começamos no dia 7 de janeiro e a primeira semana foi bem movimentada. A expectativa é que seja feita mais declarações durante essa segunda semana, até porque orientamos os empreendedores a declararem o mais cedo possível, pois assim poderão pagar a primeira parcela relativa à janeiro até dia 20 de fevereiro, sem mais complicações” explica o coordenador.
Os empreendedores formalizados até dezembro de 2012 devem entregar a declaração à Receita Federal. Para realizar o procedimento, é necessário apresentar um relatório de receita bruta ou a relação das compras e despesas registradas até dezembro de 2012. Se o empreendedor tiver emitido notas fiscais, basta levar o canhoto ou a segunda via dos documentos. Na Bahia já são mais de 190 mil MEI cadastrados.
Mas não só os microempreendedores individuais que estão procurando o Sebrae nesse período de Declaração Anual. Os irmãos Lucas e Wiliam de Almeida Silva buscaram orientações para abrir o próprio negócio. Lucas, que tem 19 anos, sonha em ter a sua loja de roupas, e o irmão também quer vender acessórios e peças de vestuário infantil, masculino e feminino. “Vim saber o que é preciso para eu me tornar um MEI e concretizar o meu sonho de montar a minha própria empresa. Tenho certeza que com o apoio do Sebrae vou alcançar meu objetivo” diz Lucas.
Wiliam vê na formalização o degrau para conquistar a independência financeira e busca o apoio do Sebrae para concretizar o seu sonho. “Com a minha empresa, será mais fácil conseguir financiamento no banco, vou poder emitir nota fiscal, além de desfrutar de muitos benefícios concedidos a quem é um empreendedor formalizado. Tenho certeza de que agora vai dar certo”, acredita.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias