X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Empreendedor individual precisa calcular risco dos negócios


Betim – A importância da qualificação para o desenvolvimento dos pequenos negócios foi o principal assunto discutido durante o Encontro de Empreendedores Individuais (EI), realizado nesta terça-feira (29), em Betim. O evento teve a participação da prefeita da cidade, Maria do Carmo Lara, e do presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, além de mais de 300 EI da cidade.

Betim é a quinta cidade em número de formalizados em Minas Gerais. São mais de 6,4 mil EI, que além de benefícios como cobertura previdenciária e possibilidade de emissão de nota fiscal, não pagam Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “A cidade é um exemplo de como é possível estimular os pequenos negócios e criar oportunidades de emprego e renda para a população”, afirmou o presidente do Sebrae.

Em todo o país, mais de 2,5 milhões de pessoas se registraram no Portal do Empreendedor. De acordo com Barretto, a preocupação agora é qualificá-las e tornar seus negócios mais competitivos. “Mais que ter um número no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), é essencial que o EI saiba planejar, gerir as finanças, controlar os estoques e, principalmente, calcular os riscos. O Sebrae tem papel fundamental nesse processo”, explicou.

Para a prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara, não há como uma cidade crescer sem educação e estímulo aos pequenos negócios. O empenho da prefeita no apoio ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas (MPE) foi reconhecido na penúltima edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Ela foi premiada em duas categorias da etapa estadual – Desburocratização e Compras Governamentais. “A cidade é conhecida por sediar grandes indústrias como a Fiat e a Petrobras, mas 60% da população recebe até dois salários mínimos. Queremos melhorar mais a condição de vida dessas pessoas”, disse.

Na semana passada foi anunciada a criação do Parque Industrial de Betim. A prefeitura quer atrair mais grandes empresas para o município, como a Toshiba, que já iniciou as obras da nova unidade para produção de geradores industriais.

Fiat

Ainda em Betim, o presidente do Sebrae visitou a fábrica da Fiat. Diretores da montadora apresentaram os resultados do Projeto de Capacitação de Fornecedores, desenvolvido em parceria com o Sebrae em Minas Gerais. A iniciativa qualifica produtos e serviços das MPE que fornecem para a montadora e melhora a competitividade desses empreendimentos no mercado. “O projeto é o primeiro desenvolvido no Brasil com a cadeia produtiva automobilística. Um exemplo que poderá ser seguido por outras montadoras”, explicou Barretto.

No ano passado, a iniciativa incluiu fornecedores da segunda linha da Fiat, os chamados Tier 2 – que vendem produtos ou prestam serviços para os fornecedores da montadora – que participaram do treinamento da Academia Lean, programa do grupo italiano para treinamento de prestadores de serviços e produtos. Em abril desde ano, oito Tier 2 foram reconhecidos por aplicar melhores práticas de produtividade e qualidade nos seus processos produtivos. Entre os resultados do projeto está a redução em 71% nas perdas e ganho de 44% em produtividade.

Serviço:
Sebrae em Minas Gerais – (31) 3379-9275
www.mg.agenciasebrae.com.br
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot