X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Empreendedora aposta na gestão para conquistar clientes


Salvador – A microempreendedora individual Zenilde dos Santos vem aumentando sua clientela depois de colocar em prática o que aprendeu nos cursos do Sebrae na Bahia. A dona do Pontinho da Marmita, localizado no bairro da Caeira, em Jacobina (BA), tinha dúvidas de como gerir melhor o negócio para continuar em pleno desenvolvimento.

Ao se inscrever nas Oficinas Sei Planejar, Sei Controlar meu Dinheiro e Sei Vender, algumas dificuldades foram identificadas, como diferenciar custos e despesas, administrar taxas dos cartões e formação de preço dos produtos da loja. “Tudo que aprendi nos cursos estou colocando em prática. Não sabia controlar meu dinheiro. Eu misturava o da empresa com o de casa. Agora, planejo meus gastos melhor”.

Realizadas todas as etapas das oficinas, Zenilde conseguiu se organizar e superar os desafios da empresa. “Meu objetivo principal foi o de saber me planejar. Hoje, coloco no papel o que gasto e o que ganho, tudo é anotado. Tenho o controle financeiro da empresa e acompanho diariamente toda a movimentação de caixa. Quando tenho alguma dúvida, vou até o Ponto de Atendimento do Sebrae e lá os atendentes me esclarecem”, explica.

Para o coordenador interino da Unidade Regional do Sebrae em Jacobina, Osório Sampaio, o curso é de fundamental importância para entender as dificuldades e a dinâmica dos pequenos negócios. “Muitos microempreendedores individuais que desconheciam como nossa instituição poderia ajudá-los na gestão da sua empresa participam ativamente de cursos e conseguem melhorias, colocando em prática o que aprendem nos eventos”.

Com as mudanças, os resultados surgiram rapidamente. Atualmente, o Pontinho da Marmita chega a fornecer 15 marmitas por dia e ainda recebe pedidos por telefone, sem precisar que o cliente vá até o estabelecimento. “Ando com meu cartão de visita na bolsa e sempre que encontro algum amigo ofereço meu produto. Além disso, meus clientes estão mais satisfeitos”.

Em 2012, Zenilde participou do programa Negócio a Negócio do Sebrae. Nele, é oferecida orientação empresarial gratuita para melhoria da gestão do negócio. O atendimento é presencial e continuado, com foco na gestão da empresa e do planejamento. Também são trabalhadas ações para o sucesso nas áreas de empreendedorismo e gestão administrativo-financeira.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot