Rio de Janeiro – Andréia Miranda não para de fazer planos e começa 2012 com um passo importante: migrar de Empreendedor Individual (EI) para microempresa. Mesmo com a ampliação do teto da receita bruta anual do EI de R$ 36 mil para R$ 60 mil a partir deste mês. “Os negócios prosperaram”, comemora a empresária, moradora do Santa Marta, na zona sul carioca.
A decisão de se formalizar foi tomada em dezembro de 2008, mesma data em que o morro recebeu a primeira Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio de Janeiro. À frente de um bar, uma barraca de alimentos na feira local e da venda de camisetas para turistas com imagens do morro, Andréia começou a pavimentar o futuro. A compra direta dos fornecedores, que diminuiu custos, e a possibilidade de oferecer pagamento com cartão e o aumento do número de visitantes à comunidade foram alguns dos fatores que dobraram o faturamento Del com o aumento do caixa, ela quitou a casa de dois quartos onde mora com o marido e o filho. Agora, está diversificando os empreendimentos.
Este mês, ela inaugura uma loja própria que deve se chamar Estampe Santa Marta. O diferencial é que os turistas poderão escolher os motivos das imagens para as camisetas, serviço que será feito na hora. A iniciativa vai beneficiar um grupo local de 12 artesãos. Além disso, ela pretende contratar o primeiro funcionário para atender os fregueses.
Com a valorização do local, Andréia decidiu ainda investir as economias na compra de um imóvel à vista. Pretende agora fazer um financiamento para adquirir outra casa e pagar com o valor do aluguel da primeira. “Hoje, já é difícil achar um lugar aqui, imagine como vai aumentar esta procura com a Copa do Mundo e as Olimpíadas? Também quero investir em melhorias no bar que meu marido administra”, projeta.
Aos 30 anos, a jovem se define como empreendedora, mas reconhece que seu talento foi lapidado nos vários cursos promovidos pelo Sebrae no Rio de Janeiro na comunidade como Empreendedorismo, Atendimento ao Cliente e Design. “O conhecimento abre a sua cabeça. Meu marido sempre me pergunta como vou dar conta de tantas frentes, mas a gente vai agregando uma coisa à outra com as coisas que aprende”.
Andréia Miranda foi uma das personagens da série da Agência Sebrae de Notícias que começou a ser veiculada em abril passado, que mostrou casos de empreendedores do Santa Marta, Complexo do Alemão e Cidade de Deus que formalizaram seus negócios estimulados pela segurança e pelo ambiente legal em áreas antes dominadas pelas leis dos traficantes.
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