Brasília – Aos 73 anos, Getúlio Menezes Soares quer abrir o próprio negócio. Morador da Estrutural, região administrativa do Distrito Federal, trabalhou 43 anos como padeiro e salgadeiro e, por conta da idade avançada, precisou se aposentar. “Quero ter uma empresa bem-sucedida e pretendo fazer cursos de gestão”, comenta. Para auxiliar empreendedores como Getúlio a se firmarem no mercado, o Sebrae no Distrito Federal leva o programa Territórios da Cidadania a 15 regiões administrativas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Em parceria com as associações comerciais e empresariais, a instituição promove cursos, palestras e oficinas gratuitas ao empresariado que pretende se capacitar em gestão. Segundo o analista de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no DF, James Reeberg, apenas em 2012 foram realizados 600 diagnósticos em empresas para levantar as necessidades de cada região. “Nosso objetivo é acompanhar e ajudar o progresso dos empreendedores locais”, explica.
Nessa terça-feira (14), foi a vez dos moradores da Estrutural participarem da palestra Planejar é o Segredo do Sucesso, realizada na Agência do Trabalhador. “Tenho percebido que os empreendedores da cidade mudaram o comportamento desde que a unidade móvel do Sebrae chegou aqui. Passaram a ter mais consciência da importância da legalidade, organização e qualificação para conseguirem a sustentabilidade econômica”, revela.
A administradora regional da cidade, Maria do Socorro Torquato, revela que a cadeia produtiva local começa a buscar formalização e a presença do Sebrae serve como incentivo para os empresários trilharem um caminho mais seguro. “Palestras como essa provocam curiosidade e a vontade de saber mais, de aprimorar o trabalho que realizam. Para nós, esse é o grande legado”, finaliza.
Serviço:
Informações para a imprensa
Natália Kenupp – [email protected] – 9115-5976
Tel. 61 3328-5687 / 3328-0665
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias