X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Empresa se torna a maior produtora de farinha de Alagoas


Maceió – Micro e pequenas empresas brasileiras estão conseguindo aumentar a comercialização de produtos por meio da adesão ao projeto Comércio Brasil, uma iniciativa do Sebrae, que aproxima as empresas de novos canais, promovendo o acesso ao mercado de forma sustentável. Um bom exemplo é a Farinheira Canaã, fábrica do agreste alagoano, que ao participar do projeto conseguiu se tornar a maior produtora de farinha do estado.

De acordo com Willams Pereira, analista de Acesso a Mercados do Sebrae em Alagoas, a empresa entrou na Rede Comércio Brasil em 2010, quando foi feito um diagnóstico direcionado para a realidade dos negócios, naquele momento. Em seguida, foram indicadas possíveis intervenções do Sebrae para estruturar o processo de gestão das empresas, que envolveram, por exemplo, questões de mercado, logística e atendimento.

Segundo André Farias, consultor que acompanhou a Farinheira Canaã, após o diagnóstico os empresários passaram quase um ano fazendo ajustes técnicos e comerciais para participarem de forma efetiva da Rede Comércio Brasil. No segundo semestre de 2011, começaram a comercializar os produtos para varejo, atacado e também terceirizavam para distribuidoras.

“Foi quando os proprietários Rildo Batista e Maurijane Santana perceberam que existia potencial de mercado e investiram em uma consultoria do Sebraetec. Dentre as modificações feitas, as mais importantes foram a de embalagem e marca. Foi quando começaram a vender direto para as indústrias de Maceió e nos interiores do estado, ao invés de terceirizar. Tudo isso aumentou a inserção em grandes supermercados, consolidando a empresa”, destaca o consultor André Farias.

O gestor do projeto, Willams Pereira, acrescenta que desde o início passou a incluir os produtos da farinheira nos nichos que a empresa tinha interesse. Os principais canais de comercialização foram as redes Unicompra, Walmart, Makro e GBarbosa, além dos minimercados das centrais de negócios, a Rede de Supermercados da Economia em Maceió e a Rede de Supermercados Delmirense, em Delmiro Gouveia. Na lista, estão incluídos ainda distribuidores do Rio de Janeiro.

Além de ampliar as fronteiras de comercialização, o Comércio Brasil também permitiu a participação da farinheira em eventos no Rio de Janeiro, como a Expofood e a Abade, e em Alagoas, como a Fesuper, o Fomenta e as Rodadas de Negócios, promovidas pelo Sebrae em Alagoas. “É uma alegria saber que a Farinheira Canaã Indústria e Comércio Ltda está deixando o Comércio Brasil, porque conseguiu alcançar seus objetivos. Passaram de pequena empresa para média empresa, o que a impossibilita de continuar no projeto, já que foge do público-alvo do Sebrae”, diz Willams Pereira.

Serviço:
Sebrae em Alagoas (82) 4009-1660
www.al.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot