Salvador – Em um mercadinho inaugurado há dois meses no bairro de Sandra Regina, na cidade de Barreiras, a empresária Sanna Maria Batista vê a clientela aumentar. Ela, que há cinco anos já administra o estabelecimento Frango Assado Pajezinho, localizado no centro da cidade, investiu em um novo empreendimento após perceber uma necessidade de mercado. “Chegou a hora de investir no novo também, de ter coragem e enfrentar”, conta a empresária.
Para isso, Sanna fez um estudo de mercado, reservou capital e resolveu abrir o negócio, uma filial do Frango Assado Pajezinho, mas agregando outros produtos, como coco, comida industrializada e material de limpeza. O que fez com que Sanna avançasse nos sonhos foi o apoio do programa Negócio a Negócio, do Sebrae, que atende a microempreendedores individuais e microempresas. O programa é gratuito e orienta o empresário visando o desenvolvimento do negócio, por meio de atendimento presencial e continuado, com foco em planejamento e gestão.
Os empresários atendidos pelo programa recebem visitas gratuitas dos Agentes de Orientação Empresarial, que auxiliam o empreendedor no desenvolvimento do negócio. Essse processo despertou em Sanna o desejo de crescer. Ao lado do marido, a empresária melhorou a qualidade no atendimento do Pajezinho (a matriz, localizada no centro da cidade) e incorporou novos produtos, como bebidas. “Houve uma melhora significativa no movimento”, comemora. Além disso, ela abriu um novo empreendimento. “Confio nos cursos e nas consultorias do Sebrae. Também fiz cursos na Oficina do Empreendedor de Barreiras, ligados às áreas financeira e de culinária”, afirma.
O coordenador da Regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, destaca o empreendedorismo de Sanna e a importância do atendimento realizado pelo Negócio a Negócio. “A história dessa empresária representa bem a força empreendedora dos pequenos negócios que impulsionam a economia do país. O atendimento realizado pelo Sebrae por meio do Programa Negócio a Negócio tem sido fundamental para conhecermos a realidade das microempresas, ajudá-las a melhorar sua gestão e a fazer novos investimentos”.
A empresária também se preocupa com o meio ambiente. Em seu mercadinho, todo o óleo usado é colocado em reservatórios para ser doado e reaproveitado na fabricação de sabão. “Nossa visão também tem que ser sustentável”, enfatiza. Em 2013, Sanna vai continuar sendo acompanhada pelo Sebrae. Os planos são muitos, como ampliar a oferta de produtos no mercado e aperfeiçoar a organização financeira da empresa. “E não vou parar por aí, quero minha marca divulgada em todo o Brasil!”, planeja.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias