Fortaleza – Depois de anos de experiência como recepcionista de hotel, Edson Júnior decidiu levar a sério a ideia de montar o próprio negócio. Começou vendendo informalmente pacotes turísticos e, em junho do ano passado, formalizou-se como agente de viagens e virou Empreendedor Individual (EI). Com o CNPJ em mãos, ele entrou em contato com grandes operadores de turismo e hoje comemora a conquista de novos clientes e o crescimento do negócio.
“Aproveitei a boa maré do turismo em Fortaleza e estou trabalhando muito na alta estação. Está sendo um período muito intenso, de muitos clientes. Isso só foi possível graças à formalização. Tenho meu CNPJ e ganhei o respeito das operadoras de turismo, que passaram a enxergar meu trabalho. Também me registrei no sistema de cadastro de prestadores de serviços do Ministério do Turismo, o Cadastur. Já consegui até um empréstimo bancário. Quero crescer cada vez mais e contratar um funcionário para me ajudar em breve”, afirma o empresário.
Edson Júnior conta que os principais motivos que o levaram à formalização foram a necessidade de ter uma cobertura previdenciária e a facilidade de abrir uma empresa. “Queria pagar meu INSS e vi em um comercial que o Empreendedor Individual tinha essa vantagem. Foi aí que procurei o Sebrae no Ceará e tive toda a orientação que precisava. Estou muito satisfeito e acho que o cenário é promissor. A Copa de 2014 está chegando e haverá muitas oportunidades para quem trabalha com o turismo. Por isso, pretendo me capacitar e melhorar a empresa”, diz.
Além de agente de viagens, diversas atividades ligadas à cadeia produtiva do turismo podem ser registradas na categoria Empreendedor Individual, como artesão; barraqueiro; guia de turismo; instrutor de idiomas; promotor de eventos; promotor de turismo local; proprietário de albergue; proprietário de bar e similares, de lanchonete, de restaurante; proprietário de casas de festas e eventos; proprietário de hospedaria ou de pensão; taxista; transportador de passeios turísticos; e proprietário de lan house.
Para ser um Empreendedor Individual é necessário faturar no máximo até R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – Ceará (85) 3255-6609 ou 3255-6820
www.ce.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias