São Paulo – Intitulado Pesquisa Cenários 2020, novo estudo do Sebrae em São Paulo aponta que entre as empresas paulistas as do setor de serviços são as que, no futuro, terão maior participação relativa no total do estado. Essa mudança na composição setorial das micro e pequenas empresas (MPE) é atribuída a fatores como o aumento da renda populacional, que cria novas oportunidades para atividades do setor, como educação, saúde e lazer.
“A terceirização de mão de obra pelas grandes empresas também gera oportunidades de negócios que podem ser aproveitadas pelas MPE”, explica Pedro Gonçalves, consultor do Sebrae no estado. Atualmente, a participação do setor de serviços está em 40% do total de MPE, ou 770 mil estabelecimentos. Comércio ainda lidera, com 48% do total (880 mil), e as indústrias vêm em terceiro, com 12% (220 mil em números absolutos).
Em 2020, a expectativa é que haja 800 mil MPE a mais no estado, resultado das taxas de crescimento de 2,8% ao ano para a indústria, 1,4% para o comércio e 6% para as empresas do setor de serviços.
Liderança de serviços
O setor de serviços deverá ultrapassar o comércio, em número de MPE, pela primeira vez em 2015. Atualmente, as atividades de alimentação, compostas principalmente por lanchonetes, bares e restaurantes, representam as com maior número de empresas de pequeno porte no setor: 19,4% do total, com taxa de crescimento anual de 3,3%. São mais de 140 mil estabelecimentos no estado, com 260 mil empregos e R$ 2,7 bilhões em pagamentos de salários. A tendência é que a liderança desta atividade se mantenha, o que abre oportunidades para os empreendedores. “A população continuará investindo cada vez mais na alimentação fora de casa, pela comodidade, praticidade e agilidade”, destaca Gonçalves.
Em seguida no ranking do setor estão os serviços de escritório e apoio administrativo, representados, principalmente, pelas empresas fornecedoras, em virtude da forte tendência de terceirização vivida pelo mercado: são 11,5% de participação no número de MPE, com 6,7% de crescimento médio anual. Em terceiro lugar, está a atividade de transporte terrestre de carga, com 9,2% de participação no número de MPE e 4,8% de crescimento médio anual.
A expectativa do Sebrae em São Paulo é que a expansão do segmento de serviços contribua para um forte crescimento no número de MPE no estado. “As tendências de crescimento das empresas levam à projeção de que até 2020 o número de micro e pequenas empresas no estado de São Paulo deverá crescer de 1,8 milhão para 2,6 milhões”, afirma o superintendente do Sebrae em São Paulo, Bruno Caetano. “O ritmo moderado de expansão da economia, o grande número de pessoas em idade de trabalhar e empreender, a desburocratização e as políticas em favor do empreendedorismo contribuem para esse cenário”, completa Bruno Caetano.
Comércio e indústria
O comércio, com atualmente 48% das MPE no mercado, apresenta tendência de reduzir sua participação em nove pontos percentuais até 2020, mantidas as taxas de crescimento observadas nos últimos anos. Entre as atividades com maior representatividade, o varejo de vestuário é o líder, com quase 10% da participação total de MPE (87 mil) e taxa de crescimento médio anual de 4,9% no número de estabelecimentos. A atividade é responsável por mais de 145 mil empregos formais e R$ 1,9 bilhão em pagamento de salários.
Varejo de materiais de construção é o segundo colocado, com 6,5% de participação (57 mil MPE) e 3,1% de crescimento médio anual. Em terceiro lugar está o comércio de autopeças, com 5,8% de participação e taxa de crescimento de 3,4%.
No setor industrial, a maior representatividade (15,3% das MPE) fica por conta da construção, com crescimento anual de 8,8% no número de estabelecimentos. Em seguida, está a confecção de artigos de vestuário, com 14% de participação e taxa de crescimento de 1,7%, e serviços especializados para a construção, com participação relativa de 12,4%, porém com a maior taxa de crescimento média anual do setor: 15,5%. O crescimento da renda da população e os investimentos em habitação observados nos últimos anos contribuem para o crescimento expressivo no número de MPE da atividade.
Serviço
Atendimento ao cliente: 0800 570 0800 (ligação gratuita)
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias