X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Empretec orienta empresário a criar negócio sustentável


Campo Grande – Após passar 60 horas ao longo de seis dias em um seminário intensivo de capacitação empresarial, o administrador Flávio Pereira tomou importantes decisões: buscar ainda mais conhecimento, por meio de um MBA em Agronegócios, e abrir uma empresa com foco sustentável na cidade de Campo Grande (MS), junto com seu irmão Ricardo. “Há alguns anos, o empírico era distante do científico. Mas o Empretec veio para juntar os dois, trazendo uma linguagem teórica simples e aplicável no dia a dia da empresa com precisão. Foi o que me ajudou a analisar o mercado e investir no negócio”, afirma Flávio.

Elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicado exclusivamente no Brasil pelo Sebrae, o Empretec está presente em mais de 30 países. O principal objetivo do seminário é aperfeiçoar o comportamento empreendedor do participante, abordando temas como iniciativa, busca de oportunidades, comprometimento, eficiência, riscos calculados, rede de contatos, planejamento; entre outros. 

Desde 2005, a Organoeste transforma resíduos em adubo e fertilizantes orgânicos compostos, utilizados na recuperação de solos degradados e no cultivo de alimentos. Segundo pesquisa da Embrapa, em todo o estado metade dos 18 milhões de hectares de pastagens está degradada. A empresa possui atualmente 600 clientes. A maioria dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul adquirem o produto, que não agride ao meio ambiente, para a produção de grãos e formação do pasto.

Os produtos da Organoeste são feitos à base de resíduos vindos principalmente de 30 empresas, entre restaurantes, fábricas, frigoríficos e propriedades rurais. Ao todo, é recolhida por mês uma média de duas mil toneladas de resíduos orgânicos, que geram até 1,5 mil toneladas de adubos. “Sou apaixonado pelo que faço. Sem a gente, esse tanto de lixo seria gerado do mesmo jeito, mas teria outro destino”, ressalta o empresário.

 

O lixo coletado é misturado ao bio-extrato de nome científico HSNI, conjunto de bactérias, fungos, leveduras e outros organismos vivos, que aceleram o processo de compostagem, realizado a céu aberto, sem a geração de chorume ou emissão de gases de efeito estufa. A ação dura 15 dias, enquanto por métodos convencionais o prazo varia entre dois e três meses.

A biotecnologia é patenteada por Sérgio Massao Watanabe, diretor do Grupo Organoeste, que a fornece para outras empresas licenciadas, de mesmo nome, em todo o país. Começou a ser desenvolvida no Japão e foi finalizada no Brasil, com a ajuda da Universidade de São Paulo (USP). “Sempre procuro o Sebrae para consultorias em projetos. Hoje, com todo esse conhecimento, somos agentes da logística reversa da matéria orgânica no estado”, garante Flávio. Isso porque, na prática, devolve-se de forma benéfica ao meio ambiente parte daquilo que dele foi retirado por meio de atividade humana.

Serviço:
Sebrae em Mato Grosso do Sul (67) 3389-5536
www.ms.agenciasebrae.com.br
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852 / 2107- 9104 / 3243-7851 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot