Os três pilares para uma empresa encantar seus clientes são carisma, confiança e uma grande causa.
Guy Kawasaki reúne experiências em seu novo livro Enchantment: The Art of Changing Hearts, Minds, and Actions (Encantamento: a arte de mudar corações, mentes e ações) dando dicas de como conquistar clientes e como encantar seu chefe.
Mas não para simplesmente se manter no emprego, e sim para fazer as coisas acontecerem.
O infográfico abaixo resume os conceitos do livro:
(clique no infográfico para aumentar o tamanho)
+ veja um vídeo curto onde o guru da tenologia fala um dos segredos da Apple.
O que torna a Apple tão revolucionária?
Guy Kawasaki:
Se você perguntasse para as pessoas em 1983, o que você gostaria em um computador?
Eles teriam dito Apple II, maior, mais rápido, mais barato, MS-DOS, maior, mais rápido e mais barato. Ninguém teria dito Macintosh.
O gênio Steve Jobs não escuta e não se baseia nas pesquisas de marketing para implementar algo.
Ele não acredita em pesquisa de mercado.
A pesquisa de mercado para a Apple Computer é o hemisfério esquerdo de Steve e esse é ligado ao seu hemisfério direito. Esse é o foco do grupo.
E assim a lição da Apple é, você não pode necessariamente apenas ouvir o que eles vão dizer o que precisam, porque eles vão definir tudo o que já sabemos em termos, maior, mais rápido e mais barato.
A revolucionária e encantadora empresa cria um produto ou serviço antes que as pessoas realmente definam a necessidade por aquele produto ou serviço. Eles antecipam onde o mercado irá ao invés de simplesmente reagir rapidamente para onde o mercado já está indo.
via bigthink