X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Encontro destaca vantagens da formalização


Salvador – Cerca de 20 profissionais do setor da construção civil da capital baiana puderam conhecer as vantagens de se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). Em parceria com a construtora Ferreira Costa, o Sebrae na Bahia realizou um encontro para informar e esclarecer dúvidas, na tarde dessa terça-feira (13).

A desburocratização para obter um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), a possibilidade de contribuir para a Previdência Social e a oportunidade de vender para órgãos da administração pública foram citadas como os principais benefícios adquiridos a partir da formalização.

De acordo com a gestora do projeto Construção Civil do Sebrae na Bahia, Hirlene Pereira, o encontro procurou fomentar a legalização e possibilitar maior qualificação dos profissionais que já fazem parte do cadastro do Clube do Profissional, da Ferreira Costa. Durante o evento, eles também puderam conhecer programas de instituições parceiras voltados para a capacitação.

Antônio Martins, de 51 anos, é um dos profissionais cadastrados que participaram do evento. Embora desenvolva serviços diversos de reforma há 10 anos, ele ainda trabalha na informalidade. Mas depois da apresentação, disse que vai avaliar as ventagens para se tornar MEI. “Podemos ver quais as alternativas disponíveis no mercado”, disse.

Já Elton Abade é especializado em serviços com gesso e está formalizado como Empreendedor Individual há pouco mais de um ano. Assim como Antônio, ele participou do encontro para se atualizar sobre o setor e obter mais conhecimento para se aperfeiçoar ainda mais. “Aprender nunca é demais”, destacou o gesseiro.

Os trabalhadores conheceram também as soluções do Sebrae voltadas para o segmento, como as sete Oficinas SEI, voltadas para temas como vendas, compras, administração, planejamento e controle financeiro. O consultor do Sebrae Osvaldo Santana fez uma apresentação introdutória da oficina SEI Vender, que traz dicas e técnicas para aprimorar a comercialização de produtos e serviços. Na apresentação do Negócio a Negócio, os trabalhadores puderam conhecer o programa que faz o atendimento no próprio local de trabalho do empreendedor e que também diagnostica os pontos que necessitam ser melhorados.

A representante da Secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Thatiane Soares, falou sobre o Programa de Apoio ao Trabalhador (Patra), que realiza um cadastro de profissionais e exerce um papel de intermediador entre eles e os clientes. Já Nádia Morais, coordenadora de cursos da área de construção civil do Serviço Nacional da Indústria (Senai), apresentou as capacitações ofertadas pela instituição, que atua numa linha mais técnica.

Os participantes do encontro puderam ainda se atualizar sobre o cenário do mercado da construção civil. O consultor do Sebrae, Reinaldo Ramos, destacou o bom momento pelo qual passa o setor. “Nosso segmento é de extrema importância para o desenvolvimento do país. Porém, é fundamental que os profissionais estejam qualificados, porque o mercado está mais exigente”, pontuou.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot