X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Especialistas falam sobre empreendedorismo no Desafio Sebrae


Brasília – Os universitários que disputaram a fase semifinal do Desafio Sebrae 2011 assistiram, nesta segunda-feira (21), em Brasília, a palestras sobre empreendedorismo, na sede da instituição. Mesmo não chegando à etapa final da competição, os estudantes participaram de uma disputa acirrada, que contou com 160 mil inscritos. Oito equipes finalistas competem, até amanhã (22), pelo título de campeã nacional do jogo virtual de negócios para universitários.

O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, parabenizou os participantes e afirmou que quem chega até essa etapa já é um vencedor. “Esse prêmio é uma vitória de todos. A intenção é levar essa vivência a um público importante da sociedade. Sabemos que a universidade é um espaço que prepara para a vida. E viver é saber aprender, é uma forma de encarar problemas e encontrar soluções”, disse.

Cláudio Forner, especialista em empreendedorismo e conselheiro da quinta edição do programa O Aprendiz, foi um dos palestrantes do dia. O consultor fez uma comparação entre vocação e comportamento e conceituou o sucesso como resultado da combinação entre oportunidade e iniciativa. “Não basta almejar o sucesso, é preciso muito trabalho e oportunidade. No final, a força de vontade supera o talento”.

Eduardo Musa, presidente da Caloi, apresentou aos estudantes o Guia Prático para Empreender, usado em 1999 para reerguer a empresa que enfrentava dificuldades financeiras. Segundo ele, para viabilizar a recuperação do negócio foi necessária uma reestruturação completa do processo de gestão, desde governança comportamental a processos e atitude de trabalho.

Hoje, a Caloi é a empresa de bicicletas que mais cresce no mundo, aproximadamente 35% ao ano. É a maior do ramo na América Latina, com produção e comercialização anual de um milhão de bicicletas. “Não somos ainda os maiores do mundo, mas estamos caminhando para isso. A lição que tiramos é que, para vencer, você precisa conhecer profundamente o seu mercado de atuação”, afirmou.

Oito equipes finalistas do Desafio Sebrae competem, até amanhã (22), pelo título de campeã nacional.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo