X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Espírito Santo é citado como referência na Europa


Vitória – A tradicional Panela de barro de Goiabeiras foi citada como exemplo de produto não agrícola que possui Indicação Geográfica (IG) durante o Seminário sobre Indicações Geográficas Não Agrícolas, realizado no começo do mês, na cidade de Genebra, na Suíça. O gestor do projeto Indicação Geográfica do Sebrae no Espírito Santo, Nelsimar Bastos, explica que a importância desse reconhecimento se dá, sobretudo, pelo impacto social que proporciona à região produtora. “A IG de um produto de artesanato auxilia na manutenção da tradição daquele local ou grupo onde o produto está inserido. Além de desestimular a mecanização dos processos de produção, incentiva as futuras gerações a dar continuidade à atividade”.

Segundo Nelsimar, a legislação brasileira é recente e, por isso, consegue abranger produtos tradicionais, independentemente de serem agrícolas. “Principalmente por conta da globalização, é importante que tenhamos conhecimento quanto à origem dos produtos e a qual cultura cada um pertence. Esse contexto é interessante para que haja reconhecimento recíproco de determinado produto em qualquer lugar do mundo em que esteja sendo comercializado”, complementa.

Vale destacar que a IG já foi conquistada por outros produtos legitimamente capixabas, como o Mármore de Cachoeiro de Itapemirim e o Cacau de Linhares, sob a chancela do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e com apoio do Sebrae no estado. O próximo produto a obter o reconhecimento será o Socol de Venda Nova do Imigrante. O produto já está na fase final dos trâmites para que possa conseguir a IG. Além dele, a Carne de Sol do Extremo Norte Capixaba e o Inhame de São Bento de Urânia (Alfredo Chaves) são outros produtos do Espírito Santo que estão no páreo. “Além das indicações, estamos trabalhando com a Marca Coletiva, que é uma metodologia similar, e estamos buscando chancela no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) para o Camarão Capixaba e o Granito de Nova Venécia”, adianta Nelsimar Bastos.

O registro de IG reconhece a reputação, o valor e a identidade própria da origem, além de distinguir os produtos em relação aos seus similares disponíveis no mercado. O processo de registro é concedido para a região e não para o produto, diretamente. Assim, os produtores terão o direito exclusivo de vincular o nome da região ao produto notório após o registro.

Serviço:
Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
Karla Monteiro
Sayonara Lacerda
Gabriel Xibli
Tel: (27) 3198-8410 / 3041.5613
E-mail: [email protected]
www.es.agenciasebrae.com.br
Twitter: @sebraees
Facebook: SebraeES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot