X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Estudo aponta novas estratégias para pescado de Rondônia


Porto Velho – Rondônia produz, anualmente, cerca de 31 mil toneladas de pescado e se apresenta como um dos principais estados produtores de peixe em cativeiro da Amazônia. A fim de obter uma análise sobre a estrutura e as tendências desse mercado promissor, o Sebrae em Rondônia encomendou um estudo sobre o funcionamento da atual estrutura de comercialização da produção estadual e quais as tendências de evolução do setor.

Nos últimos 15 anos, a taxa de crescimento anual da piscicultura brasileira girou em torno de 15% ao ano. Em Rondônia, de acordo com informações da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), há cerca de dois mil piscicultores. O tambaqui é a espécie mais comercializada e, atualmente, os principais mercados para onde a produção é escoada são Manaus e Mato Grosso. Apesar da boa conjuntura, o estudo aponta que nos próximos 24 meses a tendência é que o preço do pescado produzido em Rondônia caia, caso não sejam adotadas medidas que incentivem a comercialização para novos mercados. Atualmente, 80% do pescado in natura é vendido para Manaus, além de existir uma crescente produção de tambaqui nos estados do Pará e de Roraima, que contavam com condições mais competitivas devido à vantagem logística.

O estudo apontou ainda que os compradores e atravessadores de Manaus que buscam o mercado de Rondônia também organizam a logística da mercadoria. Essa dependência de poucos canais de escoamento da produção representa um risco para os piscicultores. Portanto, o estudo de mercado apontou que é necessário organizar a cadeia de logística do pescado em Rondônia e estabelecer parcerias formais entre grupos de produtores locais e entrepostos, redes de supermercados e frigoríficos em Manaus com a finalidade de buscar alternativas de escoamento. Para tanto é necessário fortalecer as práticas associativistas entre os piscicultores locais e preparar lideranças para atuar de forma profissional nas relações comerciais com Manaus.

A ampliação das vendas para frigoríficos de Mato Grosso também é uma alternativa, tendo em vista que empresas desse estado têm interesse em firmar relações comerciais com produtores de Rondônia. O associativismo de piscicultores rondonienses para a venda de sua produção também poderá proporcionar o ingresso em um novo mercado: o de São Paulo, onde há empresas com interesse em adquirir tambaqui. No entanto, além da logística, é necessário que o fornecimento seja regular e com pescado de alto índice de qualidade.

Serviço:
Agência de Notícias do Sebrae em Rondônia – (69) 3217-3829 / (69) 3321-3296
www.ro.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot