X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Falta de investimentos isola estados da Amazônia Legal


Macapá – A Amazônia, rica em recursos naturais e defendida como potencial de desenvolvimento do Brasil, esbarra na falta de investimentos em áreas de tecnologia e inovação e cria um gargalo no empreendedorismo de estados que integram a região. Esses foram debatidos na tarde desta quinta-feira (15) durante o Amazontech 2012, evento que discute práticas inovadoras e uso de tecnologia sustentável, promovido pelo Sebrae, Embrapa, governos estaduais e universidades públicas dos estados integrantes da Amazônia Legal (AC, AM, AP, MA, MT, PA, RO, RR, TO).

Tarifas aéreas exorbitantes e nada competitivas para o turismo nacional e internacional, além da falta de recursos em educação e formação de profissionais qualificados, capazes de fomentar a economia regional, fazem da Amazônia um gigante invisível frente às políticas públicas discutidas no Brasil. A região é responsável por 62% do território nacional e representa apenas 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Dirigentes das instituições responsáveis pelo Amazontech apresentaram à bancada federal do Amapá um documento propositivo intitulado Desafio dos Negócios Sustentáveis da Amazônia, com as ações públicas necessárias para facilitar o desenvolvimento econômico local.

Um dos pontos discutidos foi a logística dos estados e a falta de infraestrutura para dar suporte às micro e pequenas empresas (MPE) capazes de produzir, porém isoladas do restante do país. Fretes muito altos limitam a venda em grande escala e o escoamento de produtos para outros estados, principalmente o Sul e Sudeste.

A carência de profissionais qualificados para aproveitar o potencial tecnológico da região é outro obstáculo. Apesar do baixo investimento federal nas universidades públicas e na realização de pesquisas e formação profissional, há oferta de serviço público para trabalhadores capacitados de outras regiões.

“Os recursos na formação de técnicos são concentrados nos estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Temos 1% dos doutores do país e os profissionais que vem para cá por meio de concursos cumprem o prazo mínimo de permanência e logo pedem transferência para seus estados de origem”, afirmou o superintendente do Sebrae no Amapá,  João Carlos Alvarenga.

Fretes

Um dos gargalos na produção das MPE da Amazônia Legal é o alto custo dos fretes para o Sul e Sudeste – onde a demanda de consumo é maior. O Amapá, por exemplo, é um dos estados que mais sofre com isso. Separado pelo rio Amazonas do restante do país, o transporte por carro e caminhões precisa primeiro atravessar uma balsa até Belém (PA) e só então pegar estrada rumo ao sul brasileiro.

O transporte aéreo também é limitador. Apenas duas companhias aéreas têm voos para a capital Macapá, com tarifas que em alta temporada chegam a custar R$ 3 mil cada trecho com destino a cidades como Brasília ou São Paulo, por exemplo.

Para o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), presente na Amazontech 2012, a região amazônica é um produto vendável e com grande potencial turístico e artesanal, porém isolada. Ele defende a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado do querosene dos aviões como uma das medidas capazes de reduzir custos – no Amapá, a tributação chega a 27%, enquanto em Minas Gerais é de 11%.

“Temos um enorme potencial na marca Amazônia e tudo que ela traz: o rio Amazonas, a floresta e o marco divisório dos hemisférios norte e sul com a linha do Equador. Mas, temos um grande empecilho que é a ausência de uma política de incentivo à aviação civil”, alertou Randolfe.

Meio Ambiente

O documento formulado pelo Sebrae e parceiros do Amazontech 2012 trata também de políticas de preservação do meio ambiente. Um exemplo é diminuir o impacto ambiental causado pelo lastro de navios de diversas partes do mundo que chegam à região com os porões carregados de água salgada – para dar equilíbrio às embarcações sem mercadoria. Ao ancorarem para serem abastecidos, toda a água salgada e suja que ocupava os porões são jogadas no rio, com micro-organismos poluentes.

“O Amazontech não é um evento que vai corrigir tudo isso, mas um grande passo no caminho de melhorias para os estados integrantes da Amazônia Legal”, enfatizou o superintende do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7851 / 3243-7852 / 2104-2771 / 2104-2775
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot