São Paulo – Mesmo gerando transtornos nas grandes cidades por conta do fechamento de ruas e avenidas, as feiras livres são importantes geradoras de emprego e renda. Por esse motivo, a Prefeitura de Osasco, na região metropolitana de São Paulo, quer capacitar os feirantes da cidade para que busquem uma gestão mais profissional e competitiva.
A partir de maio, os cerca de mil feirantes do município começarão a participar do Programa Alimento Seguro (PAS). Desenvolvido pelo Sebrae em São Paulo, a iniciativa visa ao aumento da segurança e da qualidade dos alimentos, ampliando a competitividade e melhorando a gestão dos pequenos negócios, bem como a redução das doenças causadas por contaminação de alimentos.
Em parceria com a prefeitura de Osasco, por meio do Departamento de Abastecimento, o PAS chegará às 57 feiras que funcionam no município de terça a domingo. Segundo o diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Henrique, pasteleiros, fruteiros, verdureiros, peixeiros e açougueiros devem participar da ação. “Faremos uma ampla divulgação do programa nas feiras livres e também nas centrais de abastecimento. Nosso objetivo é chegar até o final do ano com todos os feirantes capacitados”, diz.
Por meio de oficinas e consultorias individuais, o PAS promove boas práticas de segurança alimentar, ensinando ao comerciante técnicas para o correto armazenamento de mercadorias, etapas do pré-preparo, preparo, congelamento e refrigeração. “Nas consultorias, os feirantes também terão acesso às modernas ferramentas de gestão e marketing”, afirma o gerente do escritório regional do Sebrae em Osasco, Mauro Quereza.
A capacitação de feirantes, dogueiros (ambulantes de cachorro-quente) e donos de boxes no mercado municipal da cidade faz parte das atividades do Projeto Osasco 50 anos, desenvolvido pelo prefeito Emídio de Souza. “O PAS também deverá chegar a 30 comerciantes do Mercado Municipal e à cooperativa de ambulantes de cachorro-quente que estamos criando na cidade”, afirma Paulo Roberto Henrique.
Cachorro-quente
Entre 2006 e 2007, uma parceria da prefeitura com o Sebrae capacitou mais de 280 dogueiros e vendedores de caldo de cana, por meio do programa Sabor e Qualidade, que mais tarde se tornou o Programa Alimento Seguro. Em evento recente, o prefeito Emídio de Souza elogiou a iniciativa do Sebrae.
“Hoje, os dogueiros da cidade deixaram o amadorismo e são profissionais. Seus carrinhos são verdadeiras lanchonetes ambulantes”, enfatiza o prefeito. De acordo com Mauro Quereza, do Sebrae, alguns dos ambulantes capacitados nunca tinham entrado em uma sala de aula. “Os participantes receberam certificados do Sebrae e kits com aventais, máscara, luvas e toucas”.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias