Rio de Janeiro – O carioca Cláudio Amaral, dono da Ecomesa, foi o primeiro a realizar o autodiagnóstico que avalia iniciativas sustentáveis de empresas na Mostra Sebraetec, que o Sebrae realiza na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Em cerca de 15 minutos, ele respondeu as 80 perguntas do questionário. Ao final, recebeu um relatório sobre o desempenho de seu negócio em oito temas.
A Ecomesa fabrica uma mesa plástica desmontável para ser usada na praia, feita com matéria-prima reciclada. “Esse teste foi muito importante para eu aperfeiçoar a sustentabilidade na minha empresa. Muitas perguntas me fizeram refletir para, cada vez mais, aprimorar minhas ações”, revela Amaral.
A ferramenta web Autodiagnóstico de Sustentabilidade foi lançada pelo Sebrae na tarde dessa quinta-feira (21). Na Rio+20, o sistema só está disponível na Mostra e no Espaço Interativo, localizado no Parque dos Atletas. Após o evento, poderá ser acessado no portal do Sebrae.
Segundo Maisa Feitosa, coordenadora de Sustentabilidade do Sebrae, ao ofertar uma ferramenta na web para autodiagnóstico, a instituição fortalece a sustentabilidade como elemento de competitividade empresarial, permitindo que as micro e pequenas empresas percebam em que estágio estão suas práticas e que reflitam sobre as inovações que podem adotar. “O sistema é simples, dinâmico e de grande alcance”, destaca.
O questionário está dividido nos temas meio ambiente, segurança e saúde no trabalho, abordados com dois tipos de perguntas. O primeiro avalia o estágio da empresa em relação a aspectos-chave de cada assunto e o segundo é composto por um check-list, cujas respostas são sim ou não, complementam a abordagem.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7852/2107-9104/3243-7851/9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br ;
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias