X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Interatividade chama a atenção de visitantes


Rio de Janeiro – A arquiteta Maria Luísa Gomes Adorno, de 49 anos, ficou encantada com a mesa de resíduos sólidos montada no estande interativo do Sebrae, no Parque dos Atletas. Ela tem uma construtora em Anápolis (GO) e, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, buscava soluções de políticas públicas relacionadas à ocupação do solo. Maria Luísa visitou nesta sexta-feira (22) o espaço do Sebrae, criado de forma que os visitantes possam usar os sentidos para aprender mais  sobre os programas da instituição.

Segundo a gerente-adjunta de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae, Gláucia Zoldan, o estande apresenta os programas institucionais de maior impacto e abrangência em relação ao desenvolvimento sustentável. Filmes em 3D mostram o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) e dois conceitos importantes: eficiência energética e gestão de resíduos sólidos. “O controle de energia é a área com maior impacto nas contas de uma empresa e onde existem mais possibilidade de ações de baixo investimento com grande retorno”, explica. Os filmes têm áudio em português e legendas em inglês.

Outros totens e dispositivos explicam ao visitante a linha do tempo da sustentabilidade nas micro e pequenas empresas (MPE); as consultorias do Sebraetec; a tecnologia social de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (Pais); a Rede de Serviços Tecnológicos (RST); e as feiras do Amazontech. Uma mesa de luz exibe, ainda, questões relacionadas à gestão dos resíduos sólidos.

O Sebrae foi importante no início da empresa de Maria Luísa, há 25 anos. Recém-formada em Arquitetura, ela não tinha noções de administração e procurou a instituição para fazer um rápido curso sobre o tema. Em seguida, participou de outra capacitação, dessa vez sobre qualidade total. “Com os treinamentos, consegui melhorar os processos na minha empresa e aumentar meu faturamento”, explicou, enquanto movimentava os ícones na mesa de luz sobre resíduos sólidos.

Atualmente, a preocupação da Maria Luísa é planejar e construir casas, apartamentos e lojas com conforto e sem causar impacto negativo no meio ambiente. Para isso, usa grandes vãos e muitas sombras. Ela trabalha com o conceito de inércia térmica: o ambiente deve ser construído de forma a ficar aquecido no frio, e fresco, no calor.

Financiamento e práticas sustentáveis

Maria Luísa descobriu o nicho de seu próprio negócio e nunca precisou de financiamento para tocar seus projetos. Mas, se desejasse, poderia solicitar, no estande do Parque dos Atletas, um dos três guias digitais lançados pelo Sebrae na Rio+20.

Com 46 páginas, a cartilha Financiamento da Sustentabilidade Ambiental nas Micro e Pequenas Empresas traz linhas de crédito que podem fazer a diferença para a ampliação dos negócios de micro e pequeno porte que desejam colocar sua empresa em dia com o mundo da sustentabilidade. As outras duas publicações tratam de produção e consumo sustentáveis e de como é feito o encadeamento da produção ecológica entre grandes e pequenas empresas.

Os guias estão disponíveis em arquivo digital, no endereço eletrônico: http://www.sebrae.com.br/customizado/uasf/acesse/sustentabilidade). A opção do Sebrae pela edição virtual segue tendência mundial para evitar impressões desnecessárias.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7852/2107-9104/3243-7851/9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot