X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Festival gastronômico busca abrir mercado para produtores


Aracaju – Proprietários e chefes de cozinha de 22 bares e restaurantes sergipanos estão tendo oportunidade de conhecer novas técnicas de preparo de alimentos utilizando carnes saudáveis de suínos, caprinos, ovinos e tilápias. Eles participam até esta quarta-feira (12), no restaurante Muratto Praia, do I Festival Gastronômico de Agronegócios do Sebrae.

O evento busca estimular o consumo e diminuir o preconceito em relação a esses produtos, abrindo assim novos mercados para os criadores do estado. Durante os três dias, mais de dez pratos serão elaborados pelo chef paulista Rodrigo Bueno, que utiliza também em suas receitas legumes e verduras orgânicos cultivados por agricultores do programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) do Sebrae.

Na segunda-feira (10), os participantes acompanharam o preparo de linguiças, lombos, costelas e molhos fabricados à base de caprinos e ovinos. A proposta, segundo o chef, é criar pratos de caráter regional, mas capazes de serem comercializados nacionalmente.

“No sul e sudeste do país, alguns desses alimentos já contam com uma boa aceitação do público, sobretudo os cortes mais nobres. Queremos mostrar aqui que essas carnes são extremamente saudáveis e podem ser utilizadas nas mais variadas receitas, incluindo as partes que são na maioria das vezes desprezadas durante o preparo”, explica Rodrigo Bueno.

Além de aproximar proprietários e fornecedores do setor alimentício, o festival também oferece a oportunidade de treinamento de colaboradores dos bares e busca viabilizar a criação de uma cooperativa de compradores para os tipos de carnes. “Hoje, os produtores já conseguem oferecer até uma tonelada de carne de cordeiro semanalmente. É preciso criar um mercado para esses produtos e creio que estamos dando um importante passo para isso”, ressalta o produtor rural Edilson Tavares, representante da Cooperativa de Agricultores Familiares e Economia Solidária do Município de Simão Dias (Cooperafes).

Nesta terça-feira, serão elaborados pratos utilizando suínos, caprinos e tilápias como matéria-prima. Os chefs que acompanham o evento terão a responsabilidade de criar pratos com as carnes fornecidas pela organização. As melhores sugestões farão parte de um livro de culinária elaborado pelo Sebrae.

Fornecedores

“As receitas ensinadas aqui são extremamente viáveis e podem ser aplicadas em nossos restaurantes. Muitas vezes os próprios clientes cobram esses produtos no cardápio, mas não sabíamos como adquiri-los. Agora que conhecemos os fornecedores, em breve poderemos oferecer novas opções”, destaca Simone Santos, chef de cozinha do restaurante Petit Bistrô.

O Festival será encerrado na quarta-feira, às 19h30, com um coquetel e degustação dos pratos elaborados no evento.

Serviço:
Sebrae em Sergipe (79) 2106.7758
www.se.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot