Brasília – Quase 200 pessoas compareceram ao primeiro dia do Fomenta Distrital 2012, nessa terça-feira (13), na capital federal. Gestores públicos e empresários de diversos segmentos ouviram atentamente às seis palestras relacionadas a compras governamentais.
O evento tem a finalidade de orientar as micro e pequenas empresas (MPE) a vender para o governo, além de esclarecer dúvidas sobre procedimentos e exigências dos grandes compradores públicos em processos de aquisição de bens e serviços. O Fomenta termina nesta quarta-feira (14), com uma rodada de negócios.
Um dos destaques da programação dessa terça foi a palestra da subsecretária de Licitações da Secretaria de Administração e Recursos Humanos do Rio Grande do Sul, Nizani Torres. Ela falou sobre o programa Fornecer, implementado no estado em 2011. Nizani mostrou que, ao comprar pães, leite, carnes e produtos não perecíveis de MPE do interior do estado, o governo movimentou na região mais de R$ 18 milhões e, ainda assim, economizou R$ 6 milhões. “Todo mundo saiu ganhando”, afirmou.
Para o superintendente do Sebrae no Distrito Federal, Antônio Valdir Oliveira Filho, a parceria com o governo distrital tem sido importante para o fortalecimento dos pequenos negócios. “Com o Fomenta Distrital fechamos bem 2012, ano em que avançamos muito no que diz respeito à participação das MPE nas compras governamentais. Mas é apenas o início de um grande trabalho que ainda temos pela frente. Os empreendedores do DF ainda têm muito para conquistar”, afirmou.
De acordo com o coordenador-chefe da Coordenadoria das Cidades do governo distrital, Francisco Machado, o DF encontra-se diante de um grande desafio e “aprender com as experiências de outros estados e disseminar o conhecimento sobre a legislação faz parte do processo necessário para que o Estado cumpra seu papel social, que é o de oferecer desenvolvimento e qualidade de vida à sociedade”.
A microempreendedora individual Yeda de Carvalho trabalha com a confecção de uniformes para escolas particulares e hospitais, e tem como objetivo oferecer seus serviços para o governo. “As palestras foram esclarecedoras e cumpriram o objetivo de sanar dúvidas e apontar caminhos”. Ela ficou interessada em fazer o curso sobre compras governamentais oferecido pelo Sebrae no DF.
Serviço:
Twitter: @sebraenodf
Facebook: Sebrae no DF
Informações para a imprensa
Natália Kenupp – [email protected] – 9115-5976
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias