Brasília – Promover o debate sobre o tema garantias de crédito para os pequenos negócios a partir do novo contexto da redução do spread bancário – a diferença entre o que os bancos pagam pelos recursos e o que cobram de juros dos clientes – é o objetivo do Terceiro Fórum Brasileiro de Garantias de Crédito para Micro e Pequenas Empresas. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de agosto em Belo Horizonte (MG), no Hotel Ouro Minas.
“Muitas vezes, o desafio de obter financiamento dificulta enormemente que os pequenos negócios se desenvolvam”, diz o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Segundo ele, é preciso criar condições mais favoráveis ao segmento de pequeno porte, que facilitem o acesso a crédito e serviços financeiros de forma mais rápida e a um custo menor. O evento pretende disseminar experiências bem-sucedidas e contribuir para melhorar o ambiente do crédito para as micro e pequenas empresas (MPE).
Um dos destaques das discussões será a atuação das Sociedades de Garantia de Crédito (SGC). “Essas entidades oferecem garantias complementares às MPE, além de assessoramento em questões relacionadas ao acesso a serviços financeiros junto aos agentes locais”, explica o gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae, Paulo Alvim. As SGC são parceiras da instituição na realização do fórum. No Brasil, já existem cinco. Até o final de 2012, o número deve chegar a dez.
O encontro também terá espaço para debater o modelo dos fundos garantidores. Na pauta, estarão o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), criado pelo Sebrae em 1996; o Fundo Garantidor para Investimentos (FGI), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e o Fundo de Garantia de Operações (FGO), do Banco do Brasil. No dia 8, o fórum será aberto com palestra do diretor-técnico do Sebrae, que falará sobre o Cenário do crédito para as MPE no Brasil e a atuação do Sebrae no fomento às SGC. A programação segue com o painel Fundos de aval para MPE.
Na tarde do mesmo dia, haverá o painel Como mecanismos de garantia viabilizam o crédito para MPE. A mesa contará com representantes da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob). Na sequência, acontecerá o painel Sociedades de garantia de crédito: desafios para o desenvolvimento e sustentabilidade.
No dia 9 de agosto, a programação prossegue com a palestra Panorama dos Sistemas de Garantia de Credito nos países ibero-americanos, com Pablo Pombo. Ele representa a Rede Ibero-Americana de Garantias. No desfecho, haverá o painel com os temas Desafios para o desenvolvimento e sustentabilidade – a experiência internacional e A visão do Santander Totta para as Sociedades de Garantia Mútua em Portugal.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7852/2107-9104/3243-7851/9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias