X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Fundo de Garantia colombiano investe na gestão de riscos


 San José – O Fundo Nacional de Garantias (FNG) da Colômbia é estruturado em projetos de gestão de riscos, prática de comissões e administração do capital e de reserva. O modelo foi apresentado no XVI Fórum Iberoamericano de Sistemas de Garantias e Financiamento para as Micro e Pequenas Empresas, que termina hoje, na Costa Rica.

“A sustentação de um fundo ou sociedade de garantia deve se basear, entre outros itens, em capital suficiente para cobrir os custos e os derivados de riscos de garantia e na sua regulamentação e supervisão”, esclareceu o presidente da FNG, Juan Carlos Duran, durante o painel Boas Práticas de Modelos de Sustentabilidade em Sistemas de Garantia, na quinta-feira (8).

Para manter a viabilidade, o FNG implementou o Sistema de Administração de Risco de Garantias (SARG)  – que controla e mede o risco das garantias pleiteadas pelas instituições financeiras. O SARG prevê ainda políticas de compartilhamento de riscos e utiliza modelos técnicos para calcular os riscos das perdas esperadas. 

O FNG possui uma tabela de comissões segundo o nível de risco com base na análise das carteiras e produtos dos bancos.  “O banco que está gerando mais risco paga mais. Quem oferece menos risco torna-se mais competitivo para o empreendedor tomar crédito”, destacou o presidente do fundo de garantia colombiano.

Apesar de levar o nome de fundo, a FNG funciona como uma sociedade de garantia de crédito. A instituição concede garantias para as carteiras, ou seja, não faz análise individual das empresas. Controla o risco repassado pelos bancos ao estabelecer limite de aval máximo de 50% para o banco e para cada empreendedor. Por possuírem um nível de perda um pouco superior ao das pequenas e médias empresas, a comissão de produtos destinados a micronegócios é maior do que a oferecida aos outros empreendimentos.

Há oito anos no mercado, a FNG avalizou, em 2010, mais de 376 mil operações. Todo o processo é automatizado e está acessível pela internet, os bancos precisam apenas lançar os dados das operações no site.

Para mais informações, visite a página do evento.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9110/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo