X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Gestão financeira é essencial para sucesso dos negócios


Natal – Elaborar um bom plano de finanças não é tão simples, principalmente para quem não está acostumado com cálculos e operações matemáticas. No entanto, tudo pode começar com simples passos. O primeiro deles é ter controle total das despesas, anotando em uma planilha todas as despesas fixas, como aluguel, folha de pagamento, energia e água.

“É comum os empresários não saberem informações corretas sobre saldo do caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber e das contas a pagar, volume das despesas fixas e financeiras. Isso ocorre porque não é feito o registro adequado das transações realizadas”, diz o consultor do Sebrae no Rio Grande do Norte Henderson César Oliveira.

O segundo passo está relacionado à diferenciação entre o que é receita e o que é lucro, lembrando que lucro é tudo o que sobra após pagar com o faturado todas as despesas explicitas e implícitas do negócio. O terceiro passo seria calcular o capital de giro, ou seja, aquela quantidade de dinheiro necessária para manter a empresa funcionando corretamente durante um determinado período (geralmente um mês), e o caixa mínimo, que, como o próprio nome indica, é o valor mínimo para cobrir as despesas diárias.

Feito isso, o empresário consegue visualizar se a empresa está no vermelho ou se está com uma boa lucratividade, podendo assim planejar as finanças a longo prazo. O ideal é que o planejamento seja feito para 36 meses, porém pode ser anual, podendo sofrer ajustes. Se as atividades proporcionaram uma lucratividade acima de 30%, a recomendação de especialistas é reinvestir no negócio, mas com uma reserva para aqueles gastos de fim de ano, como férias e 13º salário, e imprevistos. Por isso, é tão importante que o planejamento seja feito ainda no início do ano.

O capital da empresa, a sua receita à vista e a prazo, sua lucratividade, rentabilidade, suas despesas e custos são fontes relevantes para tomada de decisão. “A empresa toda deve ser levada em consideração, como também o mercado em que ela atua. Vale salientar que a visão interna e externa da empresa é necessária para um bom planejamento estratégico do empreendimento”, diz consultor.

Foram lições como essas que a engenheira civil Andréa Leal teve de aprender. De uma hora para outra, precisou abdicar dos conhecimentos da engenharia e voltar-se para a Administração. Em 2006, abriu uma loja de pisos e revestimentos no bairro do Tirol, em Natal, e passou a incluir na rotina de trabalho cálculos de tributos e contabilidade. “Até tinha um certo controle, mas não conseguia manter uma planilha adequada para a realidade da minha empresa”. Após anos de inexperiência, viu que era hora de passar por uma educação financeira. Procurou o Sebrae no estado e, no ano passado, contratou uma consultoria.

Planejar é preciso

“O planejamento me permitiu ter uma visão geral do meu negócio de forma simplificada, sabendo exatamente quantos dos meus recebíveis eram à vista, cartão de crédito e cheque”, diz a empresária, que passou a ter um controle diário das entradas e saídas, alimentando a planilha diariamente. “Esse planejamento mostra toda a minha movimentação, inclusive em longos períodos. Hoje, já posso prever quanto vou faturar em vendas a crédito e antever os recebíveis, o que me permite programa os débitos futuros”.

Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://portal.rn.sebrae.com.br
http://www.facebook.com/SebraeRN
http://www.twitter.com/SebraeRN
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7910 | 3616-7911

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot