Goiânia – O estilo de vestir de Daniela Brandão, de 31 anos, sempre foi motivo de admiração entre as amigas. Inspirada pelo sucesso que fazia com suas roupas, ela deixou a vida de funcionária pública e a formação em Turismo para investir em moda. Há três anos, a empresária decidiu começar um novo negócio: a comercialização de roupas com a ajuda de um blog de divulgação e a prospecção de novas clientes.
Diante do pedido das leitoras que desejavam adquirir produtos com mais opções de pagamento, como cartão de crédito, Daniela lançou uma loja virtual. Nasceu assim a Maria Sacola, e-commerce de roupas voltadas para mulheres entre 20 e 50 anos, com estoque em Goiânia (GO).
Com o apoio da mãe, Mônica Alves Brandão, a jovem empresária iniciou a empreitada sem grandes investimentos. As primeiras peças foram adquiridas com cheques pré-datados, que eram posteriormente quitados com o dinheiro arrecadado nas vendas. Ao longo dos meses, a Maria Sacola foi aumentando a clientela e hoje é a única fonte de renda de Daniela, que ainda reside na casa dos pais.
A loja oferece grande variedade de roupas e acessórios femininos, como camisas, blusas, calças, blazers, cintos, shorts, saias, carteiras e colares. As camisas e blusas estão entre as mais procuradas pelas clientes, pois as medidas são mais fáceis de acertar, explica Daniela. Os preços também variam muito. As camisas, por exemplo, custam em média R$ 92. A Maria Sacola realiza entregas em todo país, com frete grátis para as clientes da capital.
“A principal via de vendas é a on line, mas as clientes de Goiânia podem ir até minha casa ou escolher algumas peças para que levemos até elas. Quando comecei, sempre levava as roupas para as clientes. Hoje, devido à quantidade de peças que tenho e às vendas virtuais, não consigo mais fazer isso”, conta Daniela, que adquire as peças em confecções terceirizadas. “Tentamos a fabricação própria, mas o custo-benefício não compensou”, explica.
Daniela ainda não faz o controle financeiro da loja on line, mas considera o faturamento satisfatório, pois é com o dinheiro das vendas que paga as contas pessoais, mantém o capital de giro da loja e renova o estoque. Resultado alcançado com esforço diário, principalmente porque, no ambiente virtual, as clientes exigem mais agilidade e comodidade. “É preciso muita paciência para responder todas as dúvidas, realizar o pós-venda e estar sempre antenada e atualizada com as tendências da moda. Isso demanda várias horas por dia sentada em frente a um computador, além de viagens de compras para a loja e sessões de fotografia. Não é só colocar as ofertas no site e esperar chuvas de vendas”, justifica.
Expansão
A empresária sabe que a Maria Sacola ainda tem mercado para conquistar. Entre os planos para expandir a marca, está o lançamento de uma nova loja virtual com hospedagem própria. Outra meta é melhorar a qualidade das fotos das peças, aumentar o número de viagens para compras e a divulgação na internet. “Com isso, queremos facilitar a vida das clientes e, consequentemente, aumentar o faturamento”, espera.
As diversas capacitações oferecidas pelo Sebrae em Goiás também estão nos planos da empreendedora para melhorar os lucros. Em novembro, ela recebeu a visita de um consultor que apresentou os caminhos para ampliar a marca no que diz respeito à gestão financeira e comunicação.
Serviço:
Maria Sacola – http://mariasacola.tanlup.com
Endereço em Goiânia: Rua 231, nº 540 – Setor Coimbra
Telefone: (62) 8161-7181
E-mail: [email protected]
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN Goiás): (62) 3250-2268
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