O Google lançou ontem nos EUA, o botão de compartilhamento de sites para contabilizar pontos “sociais” para melhorar seu mecanismo de busca. Vale a pena saber mais antes que ele chegue ao Brasil.
O que é o Google +1?
Google +1 possibilita aos usuários do Google compartilharem recomendações em um website quando estão registrados. É a mais nova tentativa do Google de introduzir recomendações e compartilhamento social nos resultados de busca (seguindo tentativas fracassadas). Se você está procurando pelo botão, ele está disponível apenas nos EUA ainda.
O uso do Google +1 é importante em:
1. Nas buscas orgânicas
2. Nas buscas pagas Adwords
3. No seu site como o Facebook “Curtir”
Nós conseguimos ver a importância do +1 em:
1. Irá aumentar o destaque e credibilidade de uma empresa nos resultados do Google, portanto aumentado clickthroughs e visitas.
2. No futuro ele pode ser usado como fator para melhorar o ranking do seu site e aumentar a pontuação dos anúncios
3. Ele pode também ajudar a mostrar credibilidade de sua marca e seu produto o que pode afetar os índices de conversão. Portanto potencialmente afeta o comércio social.
O que isso significa para o marketing online?
Mesmo fazendo o mesmo que o botão Facebook Like, o Google +1 tem implicações diferentes para os marketeiros. Algumas coisas que pensamos são:
Isso é apenas outra ferramenta que prepara o campo para a rede social do Google que vem por ai?
O botão impactará o resultado das buscas orgânicas?
O botão impactará o resultado das buscas pagas?
Ter a funcionalidade em seu próprio website contribuirá para seu posicionamento nos resultados de busca?
Pelo que parece, o Google deve usar os dados do +1 para contribuir ao ranking no resultados de busca. A pergunta é: esta nova funcionalidade é mais uma que será subvertida por abusos ou pela sua simplificidade e abrangência finalmente trazer ao Google um feedback de usuário robusto sobre websites que será aplicado ao algoritmo?
A nova funcionalidade integra-se com o Google Profiles que foi atualizado em 2010 e irá abrir novas áreas para você navegar e interagir com seus próprios sites que usem o +1 e também com seus amigos/conexões feitas através dele.
Assista ao vídeo da Google para o +1 abaixo:
A possibilidade de monitorar o +1 em seu próprio site será lançado como parte de uma atualização do Google Webmaster possibilitando você ver estatísticas do serviço em seu website se você instalar o código necessário. Essa alterações devem acontecer nas próximas semanas nos EUA.
Você pode saber mais sobre o +1 em:
Post adaptado de http://www.smartinsights.com/