X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Guia apresenta roteiros arquitetônicos de Santa Teresa


Rio de Janeiro – As diferentes influências da arquitetura em um dos mais antigos bairros da capital carioca podem ser encontradas agora no guia Santa Teresa – Três Roteiros Arquitetônicos, lançado nessa terça-feira (22), pelo Sebrae no Rio de Janeiro.

Os roteiros incluem dois trajetos que podem ser percorridos a pé ou por bonde. O levantamento explora mais de 50 pontos, como o Convento de Santa Teresa, que deu origem e batizou o bairro, construído em 1750. Outra atração desse período é o Mãe d´Água, reservatório de captação de águas do rio Carioca, erguido para resolver o crônico abastecimento da cidade; além do aqueduto de mesmo nome, hoje mais conhecido como Arcos da Lapa, considerado a maior obra pública civil do Brasil Colônia.

Também estão no guia palacetes semelhantes às construções imponentes da cidade italiana de Florença e residências com traços modernistas – exemplos de estilos arquitetônicos ecléticos que marcam o bairro. O apreço dos antigos moradores de Santa Teresa pode ser mensurado pelas doações feitas à comunidade, entre elas o museu Chácara do Céu e o centro cultural Parque das Ruínas.

Toda a beleza e o charme das edificações de Santa Teresa, a maioria tombada como patrimônio histórico, podem ser apreciadas sem pressa, com direito a mirantes que descortinam paisagens como a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar, a ponte Rio-Niterói e alguns bairros das zonas norte e sul. O guia bilíngue (inglês-português) será distribuído gratuitamente nos locais turísticos.

“Esse guia ajuda a oferecer ainda mais opções aos turistas e serve também para que muitos moradores da cidade possam conhecer com mais profundidade o patrimônio cultural de Santa Teresa”, disse o superintendente do Sebrae no Rio de Janeiro, Cezar Vasquez.

Para Alfredo Britto, autor do guia, que contou com a coordenação editorial do Sebrae, a publicação é uma ferramenta importante. “Só se preserva aquilo que se ama, e só se ama aquilo que se conhece. Esse é o propósito central das informações que recolhi”, afirma o arquiteto de 77 anos e morador do bairro há 43.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9300
(61) 2104-2770/2769/2766
(61) 3243-7851
[email protected]

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo