Rio de Janeiro – De um negócio voltado apenas para hospedagem de estudantes para um empreendimento qualificado para turistas. O Hostel Lar Solar Gragoatá, em Niterói (RJ), cumpriu essa trajetória em quatro anos. Antecedência é um conceito-chave na administração de Vanessa Lopes Dias à frente da empresa. Para atender o aumento da demanda, ela procurou o Sebrae no Rio de Janeiro porque o estabelecimento precisava de um espaço maior.
“Comecei meu negócio, pioneiro na cidade ao funcionar como uma república para estudantes, em 2008. Cobrando diária de hotel, a rentabilidade é maior, mas sabia que precisava me qualificar e também ter certeza do que estava fazendo”, explica. O foco era participar do Sebrae 2014, programa da instituição que prepara micro e pequenas empresas (MPE) para as oportunidades geradas por grandes eventos, como a Copa do Mundo, que será realizada no Brasil daqui a dois anos.
Um olhar mais atento de Vanessa sobre o próprio negócio fez a primeira grande diferença. Ela conta que o planejamento era um pouco aleatório, feito na medida em que as demandas surgiam, o que mudou depois da participação da empresária no curso de Administração e Finanças. “Minha margem de lucro aumentou em 20%, apenas com um acompanhamento mais cuidadoso”, comemora.
Mais segura, a empresária também decidiu investir na estrutura do hostel quando encontrou um casarão do início do século XIX. As novas instalações aumentaram a oferta de acomodações de nove para 13 quartos. Mesmo alugado, ela e o marido e sócio, Anderson Cavalcante, reformaram quatro banheiros e construíram outros dois. Também foram criados um espaço de lazer no jardim, duas salas de estar, um espaço para refeições e outro para o café. Ainda qualificar a equipe e contrataram uma recepcionista que fala inglês, francês e espanhol.
A empresária diz que planejava recuperar o investimento em dois anos, mas com as reformas ganhou hóspedes inesperados, que podem diminuir esse prazo. Uma empresa da área de petróleo e gás fechou 60% das vagas para hospedar funcionários durante as viagens. “Por essa demanda, eu realmente não esperava, mas considero um sinal positivo do nosso trabalho. Outro indicador importante é que fazemos parte dos guias internacionais de hostel e albergues. Gostei muito da proposta de qualificação do Sebrae 2014. Já aprendi muito e pretendo permanecer no programa”, afirma.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7852/2107- 9104/3243-7851/9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias