Brasília – Micro e pequenas empresas (MPE) arrebataram 14 das 23 medalhas de ouro do prêmio Idea/Brasil 2011, patrocinado pelo Sebrae. No total, foram 89 premiados nas categorias ouro, prata e bronze, sendo 49 micro e pequenas empresas. A premiação destacou os melhores designs de produtos desenvolvidos no Brasil.
Os produtos foram julgados levando em conta os itens: inovação; benefício aos usuários; responsabilidade ambiental, social, cultural e econômica; e vantagens para o cliente, tais como aumento nas vendas e diminuição de custo.
Para a gestora de projetos de design do Sebrae Nacional, Elsie Quintaes Marchini Caloête, a instituição apoiou o prêmio por acreditar que ele, além de dar visibilidade aos micro e pequenos negócios, também estimula o empreendedorismo. “O design é uma ferramenta de negócio fundamental para todas as empresas, não importa seu porte”, afirmou.
O Prêmio abrange grande parte da área de atuação dos designers, incluindo diversas categorias – acessórios de mesa de escritório, equipamentos mecânicos pesados, entre outros. Além das empresas, estudantes de design também concorrem em categoria específica. O diferencial do Idea/Brasil é a premiação às categorias de joias e têxtil, criadas exclusivamente para a versão nacional.
Inovação, criatividade e praticidade são atributos do produto criado pela Real Estudio, pequena empresa de Blumenau (SC), medalhista de ouro na categoria têxtil – é um tecido de fibras naturais auto-adesivo, para decoração de superfícies. Para o proprietário, João Marcos Dalla Rosa, o prêmio deu visibilidade ao seu produto e proporcionou a abertura de novos mercados. Para ele, o fator inovação é importante. “É uma questão de sobrevivência”, completa. Até 2012, o empreendimento deve firmar parceria com uma grande empresa da área de decoração para a produção em maior escala.
Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9110/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias