Rio de Janeiro – Como você vende sua empresa no mercado? Seu desempenho em uma negociação é afetado pelo porte da sua empresa? Como quer ser visto pelos seus clientes, empregados e fornecedores? Afinal, que imagem você quer construir? Esta série de perguntas provocadoras conduziu a Oficina de Marketing e Vendas, ministrada para empresários do projeto Sebrae 2014, que aconteceu nesta terça-feira (14), na sede do Sindicato dos Lojistas (SindLojas), em Niterói (RJ).
“A Copa do Mundo é a primeira e mais importante referência, mas a proposta é fazer com que o empresário perceba o potencial e a abrangência do seu negócio, capaz de participar de um grande evento e até em projetos do porte do Complexo Petroquímico da Petrobras (Comperj). Ele pode não ser fornecedor da Fifa ou da Petrobras, mas pode fechar ótimos negócios com os terceirizados”, explica a gestora em Niterói do projeto Sebrae 2014, Marinez Brettas de Souza.
A capacitação antecipada é um dos pilares deste projeto nacional da instituição. As oficinas palestras e workshops tratam de temas como gestão eficiente que permita a otimização do tempo e eficiência na administração do negócio, segurança sobre o foco da empresa e o aprimoramento ou lançamento de produtos e serviços diferenciados. “Gostei muito da atividade de hoje porque trata do comportamento. Sempre achei que a empresa tem que refletir o perfil do dono, mas foi muito ouvir isso e saber que estou no caminho certo”, diz a empresária Maria Angélica de Castro Monteiro, sócia da Ponto Alto Marmoraria.
Em Niterói, o Sebrae 2014 foi lançado em maio do ano passado e o mapeamento indica o potencial de 100 micro e pequenas empresas. O grupo conta até agora com 20 empresários, que participam de treinamentos mensais e visitas personalizadas de consultores para avaliar o impacto da implantação das medidas e detectar que outras providências podem ser adotadas para aprimorar o negócio. A programação deste ano ainda prevê a realização de três Rodadas de Negócio, a primeira acontece neste sábado (18).
Para o fisioterapeuta, Fábio Siggelkow Guimarães, sócio da Fisio Plus há sete anos, participar deste projeto tem feito muita diferença. “No último ano, mudei completamente a estratégia do negócio. Estou idealizando um programa de prevenção de lesões porque sei que o cuidado com o atleta tem que começar anos antes das competições. Minha proposta é investir mais na prestação de serviços para clubes e associação com outras empresas”, explica.
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