Maceió – Com o propósito de difundir práticas inovadoras entre os empresários, os Agentes Locais de Inovação (ALI) têm trabalhado em Alagoas aplicando as ferramentas e consultorias disponibilizadas pelo Sebrae, visitando os estabelecimentos, orientando empreendedores e realizando diagnósticos empresariais.
Em Maceió e Arapiraca, mil empresas são atendidas: 600 do setor de comércio e serviços, 300 de alimentação e 100 do segmento de construção civil. A ideia é que os agentes mudem a forma de pensar do empresário, demonstrem a importância das práticas inovadoras dentro da empresa e levem soluções para os problemas organizacionais dos empreendimentos.
Inicialmente, o agente vai até o empreendimento e sensibiliza o proprietário quanto à adesão ao projeto. Em seguida, é realizado um diagnóstico sobre os pontos positivos e negativos identificados no negócio. Por fim, é montado um plano de ação para o desenvolvimento do estabelecimento, quando o empresário e o agente assinam um termo de compromisso. Durante dois anos, a empresa será acompanhada e monitorada para que possa, de fato, colocar em prática as ações propostas.
Segundo Edson da Silva Sá, Agente Local de Inovação, que atualmente dá suporte a 39 empresas, os empreendedores aceitam bem o projeto e sempre procuram inovar, principalmente quando enxergam que isso fará com que a empresa cresça e melhore em todos os aspectos. “Acredito que o projeto é fantástico, tanto por podemos ajudar as empresas a crescer quanto porque aprendemos todos os dias com esse público. O reconhecimento por parte dos gestores, do próprio Sebrae e dos donos das empresa nos deixa felizes e realizados”.
Edson Sá informa que a consultoria mais solicitada pelos empreendedores é a dos 5S, que implementa um sistema de gestão organizacional nas empresas. Os resultados alcançados, afirma o agente, são nítidos na maioria dos empreendimentos. ”A cultura da inovação se torna algo presente na cabeça dos empreendedores. Os funcionários sentem a mudança e a melhoria no ambiente de trabalho. A lucratividade da empresa aumenta, o que deixa, obviamente, o empresário mais feliz”, ressalta.
Segundo Fábio Rosa, analista de Acesso a Inovação e Tecnologia do Sebrae em Alagoas, com a mudança de pensamento, esses empresários estarão sempre no topo do mercado. “Passar a não ter medo de mudanças ajuda-os a deixarem a empresa muito mais competitiva”.
Serviço:
Sebrae em Alagoas (82) 4009.1660
www.al.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias