João Pessoa – Uma ideia ou um produto inovador precisa ser mais do que apenas uma invenção genial. A inovação precisa gerar riqueza e lucro para a empresa. Foi com essas ideias que o doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Hélio Gomes de Carvalho, proferiu uma palestra no Sebrae na Paraíba para mais de 200 empresários e estudantes.
O evento, realizado na última terça-feira (10), fez parte da programação do lançamento oficial do programa Agentes Locais de Inovação (ALI) no estado, em 2012.
“Inovação é diferente de invenção. É preciso transformar uma ideia criativa em empreendedorismo, em benefícios reais para a empresa”, destacou o professor. Segundo ele, para inovar é necessário estar informado e criar um ambiente propício à criatividade. “Cada vez mais o consumidor busca produtos e serviços com qualidade, custo e atendimento diferenciado. Quem for inovador será mais competitivo”, completou.
A paraibana Elizângela Gomes, proprietária da Farmácia de Manipulação Roval e vencedora da etapa nacional do Prêmio MPE Brasil 2011, na categoria Comércio, foi um dos casos de sucesso citados por Carvalho. “Inovação é uma necessidade vital para a sobrevivência das empresas”, afirma a empresária. Além de criar um novo produto, o “chocolate terapêutico”, a empresa investiu em uma nova logística de entrega de produtos e na comunicação com seus clientes.
O empresário José Miguel Sobrinho também contou à plateia sua experiência com o programa ALI e falou da importância da inovação como diferencial competitivo. “Eu sempre tive uma sede grande de crescimento da minha empresa. O ALI foi a janela que me faltava. Agarrei essa oportunidade, me capacitei, investi nos meus funcionários e, a cada ano, estamos tendo um crescimento de cerca de 30%”, afirmou o proprietário da Arte da Pizza, em João Pessoa.
Atendimento
Durante o lançamento do programa também foi feita a entrega simbólica dos certificados dos agentes locais de inovação, que trabalharão na Paraíba. Eles serão responsáveis pelas visitas e atendimentos a mil empresas paraibanas a partir deste mês. Durante dois anos eles acompanharão as empresas gratuitamente.
“A inovação pode ser simples e trazer facilidades para o dia a dia do empresário. O desafio do programa ALI é gerar o espírito inovador no empresário e seus colaboradores”, afirmou o coordenador nacional do ALI, Marcos Vinícius.
Serviço:
Sebrae na Paraíba: (83) 2108-1218
www.pb.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias