X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Motivação & Inspiração

10 coisas que você precisa aprender com a Apple Store

Apple Store

O que a loja de varejo mais rentável dos EUA pode nos ensinar sobre atendimento ao cliente e vendas?


O que a loja de varejo mais rentável dos EUA pode nos ensinar sobre atendimento ao cliente e vendas?

Carmine Gallo escreveu um livro chamado The Apple Experience: Secrets to Building Insanely Great Customer Loyalty”. A Apple Store é a loja de varejo mais rentável dos Estados Unidos, gerando em média 18 mil dólares por metro quadrado e atraindo mais de 20 mil visitantes por semana.

Quando Steve Jobs e o ex-chefe de varejo da Apple Ron Johnson decidiram reinventar a experiência do varejo, a loja da Apple não apenas foi imaginada apenas para revolucionar o varejo, mas para começar um negócio do zero.

Em sua pesquisa para seu novo livro, Carmine descobriu 10 coisas que a Apple Store pode ensinar para qualquer negócio em qualquer indústria para ser mais bem sucedida.

#1. Pare de vender as coisas

Quando Jobs começou a Apple Store ele não se perguntava em como aumentar a sua participação no mercado de 5% a 10%. Na verdade, ele começou a se perguntar como pdoeria enriquecer a vida das pessoas.

Se você fosse criar um plano para as principais marcas de varejo, certamente a sua ideia seria de vender mais, ou vender mais coisas.

Esse tipo de visão em uma loja de varejo, de vender mais, não é nem um pouco inspiradora e leva a uma experiência muito diferente do que a que se vê em uma Apple Store.

#2. Enriqueça a vida das pessoas

A visão por trás da Apple Store é enriquecer a vida das pessoas. São essas as palavras que estão dentro do credo dos funcionários de qualquer loja da Apple e é isso que eles são incentivados a realizar.

Quando você trabalha para enriquecer a vida, coisas mágicas acontecem. Por exemplo, enriquecer a vida fez com que a Apple tivesse uma política de não comissionamento de vendedores. Sendo assim, os funcionários se sentem à vontade para gastar tanto tempo com um cliente quanto o cliente desejar.

Enriquecer a vida fez com que a Apple construísse áreas de lazer (a sala da família), aonde as crianças podem ver, tocar e jogar em computadores.

Enriquecer a vida levou à criação do genius bar em que especialistas treinados estão focados tanto na construção de relacionamento, quanto para corrigir problemas.

#3. Contrate sorrisos

A alma da loja da Apple está nas pessoas. Elas são contratada, treinadas, motivadas e aprendem a criar momentos mágicos e memoráveis para seus clientes.

A Apple Store valoriza uma personalidade magnética tanto quanto, ou até mais do que a competência técnica. O que importa na Apple Store não é o que você sabe, mas sim o quanto você ama as pessoas.

#4. Celebre a diversidade

Moicanos, tatuagens e piercings são aceitáveis entre os funcionários da Apple Store. A Apple contrata pessoas que refletem a diversidade de seus clientes. Quando você está apaixonado pelo que faz, o seu penteado é o que pouco importa.

No início da história da Apple Store aprendeu que ex-professores davam ótimos vendedores, porque sabiam fazer as perguntas certas. Não é raro encontrar ex-professores, engenheiros e artistas em uma Apple Store. A Apple não se importa com pessoas que se encaixam em determinados moldes.

Clientes em Apple Store

Mexer em produtos na Apple Store é liberado.

#5. Liberte o seu gênio interior

Ensine seus clientes algo que eles não sabiam que eles poderiam fazer e eles irão lhe recompensar com a sua lealdade,

A Apple Store oferece um programa único para ajudar pessoas a entender e desfrutar de seus computadores. O programa de adesão custa 99 dólares e está disponível para quem compra um Mac.

Os instrutores da Apple Store que são chamados de criativos oferecem instruções personalizadas e os clientes podem aprender qualquer coisa: noções básicas sobre o sistema operacional, como criar um website, editar e compartilhar fotos ou filmes, a criação de uma apresentação, e etc.

O progama one to one foi criado para construir clientes para a vida. Ele foi criado na premissa de que, quanto mais você sabe de um assunto, mais você gosta dele e mais você está sucetível a construir um relacionamento de longo prazo com a empresa.

Os instrutores são treinados para dar orientação e instrução, mas também inspirar clientes, dando ferramentas para torná-los mais criativos.

#6. Capacite os funcionários

É possível falar sobre horas com um funcionário da Apple sobre crianças, golfe, empresas, casamento e até mesmo sobre MacBook. E o melhor de tudo é que os funcionários não são repreendidos ou cobrados por conversar amenidades com as pessoas.

A Apple não pressiona os funcionários a fazerem vendas, mas incentivam os funcionários e os capacitam a fazer o que eles acham que é a coisa certa a fazer.

Funcionários da Apple Store

A Apple capacita os funcionários de suas Apple Stores a dar o melhor tratamento possível aos clientes.

#7. Venda benefícios

Os especialistas da Apple Store são incentivados a vender o benefício por trás dos produtos e personalizar esse benefício para o cliente.

“Ao entrar em uma loja da Apple eu me dirigi à mesa do iPad com minhas filhas e disse ao especialista que estava pensando em meu primeiro iPad. Em uma jogada brilhante e prestando atenção em minhas filhas, que são as clientes  secundárias que poderiam influenciar a minha compra ele deixou as meninas jogarem em dispositivos separados. As minhas filhas ficaram emocionadas com a diversão e em um momento uma delas me disse: ‘eu amo essa loja’, diz Guy Kawasaki”.

É fácil entender porque. Ao invés de falar sobre velocidade e benefícios e avanços tecnológicos, o especialista nos mostrou como podemos melhorar e colocar mais diversão em nossas vidas.

#8. Siga os passos do serviço

A Apple Store ensina os seus funcionários a seguirem 5 etapas em de serviço da Apple, que são descritos pelo acrônomo APPLE – em inglês. São Eles:

– Saudação com uma saudação personalizada e quente.

– Sondar (probe) educadamente para entender as necessidades do cliente.

– Apresentar (present) uma solução que o cliente possa levar pra casa hoje.

– Ouvir (listen) e responder a questões não resolvidas.

– Terminar (end) com um adeus afeiçoado e um convite para voltar.

#9. Criar experiências multissensoriais

O cérebro ama experiências multissensoriais. Em outras palavras, as pessoas gostam de ser capazes de verem, tocarem e brincarem com os produtos. Andar em uma loja da Apple um pouco antes da abertura fará com que vejamos os notebooks abertos em um ângulo propositalmente acima dos 90º .

Essa posição permite que vejamos a tela, mas precisamos mexer um pouco nela para ajustá-la. Depois disso, em um dispositivo conectado á internet você pode fazer o que quiser: jogar, navegar na internet e ficar quanto tempo quiser: ninguém irá te expulsar.

Não existe nenhum aviso de “não toque no computador”, até porque é justamente isso que eles querem que você faça. O tato ajuda a criar uma conexão emocional com o produto.

#10. Dê recursos para o cérebro comprar

A desordem força o cérebro a consumir energia. Criar ambientes despojados é o que faz a diferença.

A Apple Store é espaçosa, limpa, bem iluminada e organizada. Os cabos estão escondidos da vista, não existem cartazes nas entradas da loja, os computadores são limpos constantemente.

Mantenha o ambiente limpo, aberto e organizado.

Os pilares do atendimento

Os 3 pilares do encantamento são a simpatia, a credibilidade e a qualidade. Os engenheiros da Apple cuidam da qualidade e da experiência que a Apple Store personifica.

Pense nesses princípios antes de cobrar as vendas a qualquer custo dos seus funcionários e lembre-se em enriquecer a vida das pessoas que entrarem na sua loja.

___

Este artigo foi adaptado do original, “10 Things You Can Learn From The Apple Store“, do blog do Guy Kawasaki.

Enhanced by Zemanta
Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot