Por
Publicado em
A história traz lições infinitas para quem sabe lê-la nas entrelinhas. Aqui vai uma lista de 10 lições para enfrentar a crise:
- Cooperação faz mais para melhorar a qualidade da vida humana do que o isolamento e a auto-suficiência. Esta é a razão pela qual o padrão de vida tem aumentado substancialmente para a maioria das pessoas do mundo e o porquê de termos menos guerras hoje em dia (é, por incrível que pareça temos menos guerras).
- Catastrofistas e sonhadores utópicos sempre acabam errando. Mantenha-se razoável, e não se deixe levar por medo ou ideologia.
- A violência nunca cria uma paz duradoura. Violência gera mais violência.
- A autocracia tende a não ser suficiente como liderança e sua supressão, muitas vezes, opressão, geralmente leva a rebelião e destruição. Dê autonomia e poder a quem você lidera (incluindo seus filhos).
- As pessoas tendem a superestimar suas próprias habilidades e substimar as habilidades dos outros. Destrua suas ideias de supremacia.
- Se outra pessoa zombar ou rir e chamá-lo de tolo e dizer que não pode ser feito, você provavelmente está no caminho certo.
- O futuro provavelmente será de progresso econômico e social, pois essa tem sido a tendência (embora tenha existido muitos revezes e degeneração. A verdade é que a maioria da população nunca esteve melhor, e não pior, em quase todas maneiras.
- A história é cheia de histórias de pessoas (especialmente no poder) que recusaram ouvir aos outros, resultando em conseqüências desastrosas para eles próprios e para outros. Pense por si mesmo mas também, aprenda com os outros.
- Muitas das coisas que você pensa saber irão provavelmente se provar erradas ou equivocadas. Seja humilde, não pare de aprender.
- Outras pessoas irão frequentemente fazer o que você não espera delas. As pessoas são resilientes e trabalhadoras. Não subestime ninguém. Seres humanos são sobreviventes, eles sabem como se adaptar, inovar e encontrar significância. Você tem essas qualidades mas você não é o único.
Traduzido de Living with confidence.
Comente este artigo