Você tem uma cultura de boas ideias dentro da sua empresa? Aqui estão 5 passos para aprender a cultivá-la
Se não há nenhuma arte por trás de ter novas ideias, não há nenhuma ciência para aprender a recebe-las. Então, sendo assim, selecionamos 5 maneiras de tornar mais fácil e gratificante para as pessoas compartilharem suas boas ideias.
#1. Seja um routi
Em antigas guerras na Polinésia, os routis eram os oradores e líderes de torcida para as batalhas.
Seu trabalho era animar as tropas, recordando vitórias passadas e eplicando o propósito da batalha. Os routis se misturavam com os guerreiros durante os conflitos, aplaudindo-os e aumentando a sua coragem.
Seja o routi da sua organização para a criatividade. Misture-se com as tropas. Espalhe o entusiasmo. Conte histórias. Esclareça objetivos. Pinte as visões do sucesso criativo.
#2. Seja um apanhador de ideias
A criatividade é um esporte em equipe. Às vezes, você é o único que dá ideias, mas muitas vezes precisamos assumir energicamente o papel crucial de receber as ideias dos outros.
Max DePree, lendário líder da Herman Miller, comparou isso aos arremessadores e coletores do beisebol.
A pessoa que dá o lançamento mais forte do campeonato não pode ganhar menos do que alguém que está lá para pegar seus escaldantes lances.
E as pessoas criativas não podem ter sucesso a menos que tenham coletores para ouvir as suas ideias e compreender o seu valor.
#3. Seja acessível
Novas ideias têm uma vida útil curta. Se as pessoas sentem que têm que ter um número e esperar na fila para contar as suas ideias a você, elas simplesmente vão murchar e morrer.
Para manter as ideias crescendo e fluindo, reserve algum tempo no seu dia para estar disponível para as pessoas que têm novas ideias.
E certifique-se que a sua mente também esteja disponível: que você esteja focado no momento e aberto a novas direções.
Eu não tenho uma política de portas abertas, tenho uma política de mente aberta. Uma mente aberta ajuda você a ouvir coisas boas ou más, afirmou certa vez Simon Anderson ao New York Times.
#4. Fique satisfeito
Como você reage quando as pessoas chegam com ideias para você? Quando um funcionário vem com uma ideia, você fica animado e começa a trabalhar em cima dela, dando sugestões e acrescentando coisas?
Isso é um erro. Se sempre que os funcionários e sua equipe apresentam ideias, você quer aumenta-las e acrescentar detalhes, você está desestimulando essas pessoas.
Ao fazer isso, parece que as ideias das pessoas nunca são boas o suficiente para que sejam colocadas em prática.
Por isso, ao receber uma nova ideia, evite os palpites instantâneos. Haverá tempo de sobra depois para revisar e refinar essa ideia. Por enquanto, aceite a ideia e deixe o criador da ideia colher seus louros.
#5. Seja responsável
Você precisa confiar nos membros da sua equipe para ter boas ideias. Eles dependem de você para fazer com que as ideias sigam em frente – ou para explicar por que ela não foi pra frente.
Se as ideias desaparecem regularmente em buracos negros, os funcionários desanimam e param de ter mais ideias.
Sempre dê feedback contínuo sobre cada ideia que você recebe de sua equipe. E quando as ideias fizerem sucesso, corresponda com uma celebração.
___
Este artigo foi adaptado do original, “5 Tips For Receiving Great Ideias From Employees”, da FastCompany.