O medo de arriscar impede você de agir? Veja como equilibrar a equação
Quando você está pensando em dar um grande salto em sua vida é fácil ser dissuadido pelo medo.
Se você está pensando em começar o seu próprio negócio, fazer uma grande mudança de carreira ou dar um salto para seguir uma paixão, é normal ter dúvidas e hesitar.
Sua mente salta imediatamente a todos os riscos em potencial, imaginando a vulnerabilidade que você sentiria depois de deixar para trás tudo que lhe é familiar.
Assim, o medo acaba levando a melhor sobre você.
Trabalhos desafiadores, excitantes e até mesmo novos hobbies não convencionais podem passar batidos se você não der o seu melhor independente de qual seja o resultado final.
Mas, quando foi a última vez que você pensou o quão arriscado é o risco que você está correndo? Apesar de todas as suas preocupações serem legítimas, a hesitação algumas vezes é excessiva.
Apenas por diversão, pense dessa seguinte maneira, quando pensar em deixar para depois as coisas:
- A média de vida no Brasil é de 70 anos, em média.
- Então digamos que você esteja postergando suas ideias por 1 ano.
- Agora junte uma coisa à outra: 1 ano de 70 é 1/70, ou 1,42% de sua vida.
Isso parece surpreendentemente pequeno, não é mesmo? Na verdade, quando você pensa assim, nada pode ser mais arriscado do que tentar.
Mas, antes de simplesmente dar um salto no fundo do poço e, perder 1,42% de sua vida, considere amortecer o risco, definindo alguns limites para si mesmo.
Uma maneira de fazer isso é ter um cronograma. Também é muito útil programar o seu orçamento para que você tenha para onde fugir se tudo der errado.
Saber o quanto você pode gastar, desde o início, pode ajudar a se manter diante de circunstâncias imprevisíveis no futuro.
É preciso coragem, mas lembre que cada ano deixado pra trás sem tentar arriscar a sua mudança equivale a 1,40% da sua vida indo para o ralo. Sem contar no seu condicionamento e saúde, que depois que você tiver mais velho não serão os mesmos.
Mas, se você apenas olhar o risco, nunca vai conseguir tomar decisões em sua vida.
___
Este artigo foi adaptado do original, “How to Get Over Your Fear of Taking a Carreer Risk”, do The Muse.