X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Motivação & Inspiração

O problema das resoluções de Ano Novo

Resolução de Ano Novo

Todos os anos nos fazemos a promessa de mudar o nosso comportamento e estragamos tudo


Todos os anos nos fazemos a promessa de mudar o nosso comportamento e estragamos tudo

Para a indústria de autoajuda, o melhor momento do ano não é o Natal, mas as semanas que se seguem ao Natal – semana no calendário conhecida pelos palestrantes motivacionais como “Ano Novo, novo você”.

É a época de revistas e livros com títulos aspiracionais para mudar a vida e o rumo das pessoas. O dia 01/01 tem um poder simbólico: as resoluções de Ano Novo.

De acordo com algumas pesquisas de anos anteriores, mais de um terço dos norte-americanos, inclusive os menores de 45 anos, vai fazer resoluções de Ano Novo este ano, novamente: parar de fumar, perder peso e outras coisas do tipo.

Essa é uma verdade curiosa sobre a indústria da felicidade que, ao contrário das outras indústrias, a motivacional não tem nada a ganhar vendendo um produto que funciona.

Se você compra um smartphone ruim, no futuro é completamente normal que você evite aquela marca. Agora, na autoajuda, se um método falha, a culpa é sua.

Quando essa técnica falha, isso acontece porque você não estava pensando positivamente o suficiente e por isso é necessário pensar ainda mais positivo.

Na realidade, as pesquisas confirmam que, quanto mais repetimos afirmações, mas as pessoas ficam com a autoestima mais baixa ainda, uma vez que visualizar suas ambições faz com que as pessoas fiquem ainda mais desmotivadas para alcança-las e com isso a fixação de metas acaba saindo pela culatra.

A chave para o sucesso, defende o mais vendido escritor motivacional Brian Tracy é concentrar a nossa mente consciente   sobre as coisas que desejamos, e não nas coisas que tememos.

Mensagens como a de Tracy se sustentam pelo fato de que elas entregam um impulso ao humor de curta duração, e quando isso acaba, a maneira mais óbvia de reativar o impulso é mais dose de motivação.

Se essa abordagem inútil atinge o seu pico no Ano Novo, talvez seja porque a atração do início completo e com novas crenças seja tentador.

Muitos de nós não iriam levar a sério a ideia de simular a nossa própria morte cometendo “pseudocídio”, para usar o termo cunhado por Doug Richmond em seu manual de 1997 sobre a criação de uma nova identidade.

Mas a visão de Ano Novo de transformação total de vida é realmente apenas uma versão modificada dessa ideia de nova identidade e não algo menos irrealista.

O problema é que a mudança de sucesso raramente funciona nessa dinâmica. Para ter certeza, faz sentido intuitivo imaginar que mudanças radicais seriam as mais eficazes, porque cada mudança apoiaria a outra.

Um grande número de evidências demonstra que a força de vontade é um recurso esgotável e escasso: a disciplina que exercemos durante a construção de um hábito do exercício, pelo menos inicialmente, nos deixa mais suscetível a comer hambúrgueres, e não menos.

É possível ser uma nova pessoa no Ano Novo?

É possível ser uma nova pessoa no Ano Novo?

No final, somos um péssimo juiz das resoluções que devemos selecionar para maximizar a felicidade. Por um lado, estamos notoriamente propensos a superestimar o efeito que qualquer mudança tem sobre o nosso humor e comportamento.

O estudo clássico desse efeito, conhecido como “ilusão do foco” pediu aos californianos e nebraskans para julgar qual deles eram mais felizes na costa oeste. Moradores de ambos os estados concluíram que, provavelmente os californianos eram mais alegres. Mas a verdade é que há muito pouca diferença entre eles, porque para a maioria de nós, na maior parte do tempo, o tempo simplesmente não exerce a influência que nos esperamos.

Isso explica a experiência de pessoas que se deslocam para cidades, arrancando as suas vidas em busca de mudança, apenas para perceber que há uma coisa que não pode ser deixada pra trás: eles mesmos.

Felizmente existem alternativas promissoras. Se tiver que fazer resoluções, opte pelas pequenas e individuais, repetindo-as ao longo do ano, ao invés de muitas e ambiciosas no início do ano.

O terapeuta cognitivo David Burns faz uma sugestão relacionada que é totalmente contraditória ao espírito tudo ou nada dos pensadores positivos: tentar ter um dia deliberadamente medíocre. Resolver realizar em torno de 60% de sua capacidade e com isso você vai encontrar uma atitude psicologicamente libertadora que será difícil não ultrapassar a sua meta.

O dogma da autoajuda oferece muitas ideias inúteis. Uma delas é que se você deve se concentrar incessantemente sobre o resultado que quer obter para que isso traga o resultado desejado para a sua vida.

Um estudo clássico e muito citado, o Estudo das Metas em Yale, supostamente mostrou que na turma de Yale de 1953, 3% das pessoas com metas específicas escritas, acumularam mais riqueza do que os outro 97% combinados. O problema é que esse estudo é quase comprovadamente puro mito.

A abordagem pode ser o mais sábio para elaborar um processo de metas: ao invés de especificar um salário-alvo para o próximo ano, comprometa-se a gastar 2 horas por semana investigando oportunidades de carreira. Ao invés de querer escrever o romance do século, comprometa-se a escrever durante 45 minutos todos os dias.

“Nada desestimula mais a concentração necessária para um bom desempenho do que se preocupar com o seu resultado esperado”, afirma o psicólogo esportivo John Eliot.

Porém, há um problema ainda mais comum com as resoluções de Ano Novo: em sua forma moderna, pelo menos, é apenas mais uma expressão da obsessão da indústria da autoajuda em estar motivado para encontrar e alcançar a grandeza.

De fato, como o psicólogo budista de influência japonesa Shona Morita gostava de salientar, é perfeitamente possível fazer o que você sabe que precisa para impulsionar-se para o ginásio, para abrir o laptop para trabalhar, para pegar um produto na prateleira do supermercado sem precisar se sentir motivado a fazê-lo.

A melhor maneira de ter um ano realmente novo é ir na contramão das teorias de autoajuda

A melhor maneira de ter um ano realmente novo é ir na contramão das teorias de autoajuda.

“As pessoas pensam que elas devem sempre gostar do que estão fazendo para que a vida seja livre de problemas. Consequentemente sua energia mental é desperdiçada por tentativas impossíveis de se evitar sentimentos desagradáveis ou tédio”, afirma Morita.

Se isso soa como um conselho deprimente é realmente o contrário. Aplicado ao Ano Novo, o que isso significa é: fique à frente da curva, abandonando as suas resoluções antes do Ano Novo e comece fazendo as coisas que você quer realizar antes de morrer.

E então, em meados de janeiro, quando seus amigos e colegas de trabalho estiverem lutando para se sentirem entusiasmados tentando mudar-se completamente, você pode presunçosamente fazer um balanço das suas realizações até agora: nada de transformação revolucionária da vida, mas uma transformação real.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Oliver Burkeman on Failed New Year’s Resolution”, do The Daily Beast.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot