O dinheiro muda tudo, não é mesmo? Mantenha o fluxo de caixa, evitando maiores erros financeiros que você possa cometer nos primeiros anos de uma empresa
O fluxo de caixa é a alma de um pequeno negócio. Se você ficar sem dinheiro antes de conseguir uma renda crescente e constante, game over. Muitos negócios promissores acabam esquecendo dos limites financeiros e acabam devastados.
Será que é possível mudar esse cenário e transformarmos os empreendedores de primeira viagem em empresários de sucesso?
Segundo Emilly Chase Smith, advogada especialista em recuperação de dividas é sim possível reverter esse diagnóstico.
“Eu vejo precipitação nas empresas que falem, na maioria das vezes. Me da vontade de gitar aos 4 cantos que isso não precisava acontecer”. Smith acredita que, se os empreendedores tivessem um pouco mais de preparação financeira antes do lançamento de seus empreendimentos o resultado teria sido diferente.
Pensando nisso, Smith oferece 5 insights sobre os maiores erros financeiros que os empreendedores de primeira viagem cometem e que são determinantes para o sucesso de uma startup.
#1. Subestimar as necessidades
A sabedoria popular quando se viaja para outro país é: trazer metade em roupas e o dobro em dinheiro. No empreendedorismo, é trabalhar o dobro de tempo para ter o dobro de dinheiro.
Tudo demora muito mais tempo do que planejado nas trincheiras. Além disso, há custos inimagináveis até que eles batem na sua porta e nesse meio tempo você vai precisar pivotar para fazer as coisas acontecerem para o seu cliente.
Tire os números conservadores do plano de negócios. Pegue esses números e dobre-os. Quem já empreendeu vai concordar que isso é necessário.
Na dúvida, se você acha que isso é exagero, pergunte para alguém que já conseguiu fazer com que o seu negócio desse certo. Você não vai querer ficar sem dinheiro no meio do jogo.
#2. Mania de grandeza
Empreendedores sonham grande e, às vezes os sonhos são maiores do que os limites de nossas contas. Prepare-se para o sucesso. É preciso ter distinção entre o que é necessário e o que pode esperar.
Por exemplo, se você costuma se encontrar com clientes, você precisa de um escritório profissional. No entanto, você está começando, e não precisa de um andar inteiro. Na verdade, você estaria muito mais bem servido sublocando um escritório maior. Com isso você economiza dinheiro e ainda cria relações profissionais que podem gerar novos negócios. Uma outra opção é partir para os espaços de coworking.
E, se você for ao encontro dos clientes em suas casas e/ou escritórios, você não vai precisar de um escritório o tempo todo. O que você precisa é de um bom corte de cabelo, terno e maleta.
Invista nas coisas que vão criar uma boa impressão e experiência em seus clientes, de modo que essas coisas continuem sendo apenas detalhes para um momento mais oportuno.
#3. A folha de pagamento
A folha de pagamento será uma de suas maiores despesas – se não for a maior. Os funcionários fazem com que o empreendedor se sinta um queijo grande, como se fossem grandes e bem sucedidos, mas no final, ficam com o menor salário da empresa.
Certamente conviver com um pequeno pro-labore não era o que você tinha em mente quando começou o seu negócio.
Antes de fazer qualquer contratação em sua equipe seja muito claro sobre o que cada pessoa precisa realizar. Com essa clareza, estude os contratantes independentemente dos seus conhecimentos.
Contrate funcionários em tempo integral, apenas quando você puder mantê-los em tempo integral com a sua competência central no longo prazo. Resista à tentação de comparar os custos dos funcionários com free lancers.
Os free lancers podem aparentemente serem mais caros, mas muitas vezes eles são especialistas. Você economizará tempo em treinamento e supervisão e também dinheiro.
#4. Mania do novo
Resistir à tentação do novo é um grande desafio. Principalmente resistir às conversas de vendedores sobre o por que o produto novo é tão superior ao usado.
Na maioria dos casos a qualidade de um produto usado para o que você precisa é tão boa quanto o produto novo – e custa metade do preço. Quando você está utilizando as economias próprias para fazer o negócio, alguns reais economizando em alguns equipamentos vai ajudar a ficar no azul mais rápido.
#5. Falha em definir as saídas
Os empreendedores são otimistas. Nunca iríamos sobreviver de outra forma. Mas é preciso estar bem preparado. Podemos estar dançando uma valsa, enquanto o navio bate em um iceberg mas os empreendedores inteligentes sabem encontrar os botes salva-vidas e sabem também muito bem utilizá-los.
Os empreendedores de verdade sobrevivem para lutar o dia seguinte.
Sempre mantenha um plano de saída de emergência com um marcador objetivo. Esse marcador pode ser o número de receitas, o nível de endividamento, ou até mesmo um período de tempo específico.
Esse marcador objetivo vai mostrar a hora de soltar o bote salva-vidas.
Juntamente com esse plano emergencial, elabore um fundo emergencial que lhe dê de 3 a 6 meses de sobrevida para que você organize o seu próximo jogo. Você precisa de dinheiro para comer e viver enquanto reorganiza o seu negócio.
Nem todas as ideias dão certo
Nem todas as ideias de negócio serão vencedoras, mas podemos ser vencedores se formos espertos com o nosso dinheiro. Como empresários e tomadores de risco, temos que nos dar chão o suficiente para vencer.
Sendo sólido e observando as nossas reservas, aumentamos drasticamente nossas chances.
___
Este artigo foi inspirado no original, “5 Biggest Money Mistakes of Rookies Entrepreneurs”, da revista Inc.