X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Investimento garante competitividade de empresas gaúchas


Porto Alegre – Com os objetivos de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo, o Sebrae no Rio Grande do Sul vai investir R$ 3,3 milhões na região Sul do estado este ano. Os recursos serão destinados às ações voltadas para os setores de agronegócio, indústria, comércio, turismo, atendimento individual e desenvolvimento territorial.

Neste ano, a Regional Sul do Sebrae conta com oito projetos coletivos que prometem atender a mais de 5,5 mil pequenos negócios que atuam nas cidades da região. “Daremos continuidade às capacitações da maioria dos projetos do último ano e também colocamos à disposição dos interessados um novo programa voltado para os produtores de leite”, completa a gerente da Regional Sul da instituição, Rosani Boeira Ribeiro.

Um dos destaques é o programa Sebrae nos Territórios da Cidadania, que continua na região. A iniciativa visa a contribuir para o desenvolvimento e a redução das desigualdades socioeconômicas de ambientes menos desenvolvidos. Ao longo do ano, 4.150 negócios devem passar pelo programa. As ações da Regional também terão foco na implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa – legislação que garante benefícios aos pequenos negócios – e na formação de Agentes Locais de Desenvolvimento. “Concentraremos nosso foco nas cidades que demonstrarem interesse em aprimorar suas compras governamentais e desburocratizar processos para facilitar a vida do empreendedor”, explica Jussara Argoud, responsável pelo Territórios da Cidadania na região. Para se inscrever nesse e em outros projetos, é preciso candidatar-se para a seleção da chamada pública por meio do site www.sebrae-rs.com.br.

O investimento é reflexo dos bons resultados obtidos no decorrer de 2012. Depois de um ano e oito meses de atividades, o projeto Superar São Lourenço terminou, em dezembro, com 2.104 micro e pequenos negócios e produtores rurais da cidade atendidos e 807 candidatos a empresário devidamente orientados. A ação, criada em abril de 2011, buscou recuperar as empresas do município, que foi devastado por uma enchente em março daquele ano. “Encerramos as atividades desse projeto com a certeza de que fizemos a nossa parte no auxílio à recuperação da economia local”, analisa o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Vitor Augusto Koch.

Além disso, mais de quatro mil empresas de outras cidades foram atendidas pelos projetos da regional no ano passado, 4,5 mil empreendedores foram formalizados e 12 municípios retiraram a Lei Geral do papel colocando as melhorias em prática. A Regional Sul do Sebrae atende a 33 cidades da região, com unidades de atendimento em Pelotas e Rio Grande.

Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS
Telefones: (51) 3216.5165, (51) 3216.5182 ou (51) 9955.8192
Central de Relacionamento ao Cliente do Sebrae: 0800 570 0800
Twitter: @sebraers
Facebook: Sebrae RS (Oficial)

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo