Um texto publicado pela CEO e presidente da Web Ad.vanced, Hollis Thomases para a Inc.com tem gerado polêmica entre os jovens empreendedores norteamericanos.
A matéria publicada na coluna de Hollis, intitulada “11 razões do porque pessoas de 23 anos de idade não devem administrar suas redes sociais” (tradução adaptada), fez com que os jovens viralizassem a página ao lotarem o espaço de comentários com reclamações e mensagens de desagrado.
De acordo com Hollis, por mais que os jovens tenham maior familiaridade com a internet e especialmente com as redes sociais, há diversos motivos para que não sejam profissionais confiáveis neste ramo. As razões apresentadas pela CEO são:
1- Eles não são maduros o bastante
“Quando comparados com os jovens da mesma idade, de 50 anos atrás”.
2- Ficam mais focados em suas próprias contas nas mídias sociais
“É preciso manter-se atento a como o jovem gasta seu tempo”.
3- Não têm a mesma etiqueta ou experiência
A autora dá a entender que os jovens postam coisas pejorativas sem nenhuma responsabilidade.
4- Você não pode controlar seus amigos
Hollis afirma que, mesmo que o jovem contratado seja um bom profissional, os amigos dele vão atrapalhar seu desempenho, fazendo postagens inapropriadas na página da empresa.
5- Não possuem treinamento regular
“Quanta experiência um jovem pode ter em markting, atendimento ao cliente, relações públicas, branding ou controle de crises?”
6- Eles podem não entender o seu trabalho e seus negócios
Segundo a CEO, por mais que você explique, dificilmente um jovem compreenderá a essência de seus negócios.
7- Habilidades de comunicação são críticas
Para Hollis, os jovens não sabem se comunicar com propriedade.
8- Humor é um negócio complicado
A autora diz que os jovens não saberão diferenciar entretenimento comercial de humor inapropriado.
9- Conhecimento em mídias sociais não significa conhecimentos técnicos
“Um bom analista sabe mesclar os dois”, o que dá a entender que os jovens não.
10- Redes sociais podem se tornar ferramentas para controlar crises
“Você está disposto a arriscar [deixando um jovem administrar a página de sua empresa]?”
11- Você precisa manter suas senhas
Hollis afirma que o patrão deve manter todas as senhas das redes sociais, pois os jovens tendem a modifícá-las, induzindo o chefe a acabar sem acesso às páginas da empresa.
Hollis destaca ainda que estas características não são exclusivas dos jovens com 23 anos de idade especificamente, mas que se expandem a esta faixa etária aproximada.
O número de comentários na postagem original já ultrapassou os 3 mil, com pelo menos 4 mil “likes” no Facebook e 3,8 mil compartilhamentos no Twitter, isso tudo nas primeiras horas seguintes à publicação do texto. No geral, os comentários são feitos por jovens insatisfeitos, em desacordo com o que Hollis escreveu. Mas há também aqueles que apoiam e concordam.
Qual é a sua opinião sobre a afirmação de Hollis? Você acha que os jovens estão preparados para trabalhar com as redes sociais, ou concorda com a autora e pensa que pessoas jovens são imaturas demais para trabalhar com a internet totalmente liberada?
Participe do debate nos comentários.
(leia a matéria original em inglês, no site da Inc.com)