X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Liderança

10 coisas que chefes excepcionais dizem aos funcionários

coisasquechefesexcepcionaisdizemaosfuncionários

Você quer ser lembrado como um chefe fora do normal? Aqui está o que você precisa ter


Você quer ser lembrado como um chefe fora do normal? Aqui está o que você precisa ter

Bons chefes têm fortes habilidades organizacionais. Bons chefes têm capacidade de tomar decisões sólidas. Bons chefes fazem as coisas importantes.

Chefes excepcionais fazer todos os itens acima – e muito mais. E nós nos lembramos deles para sempre.

Claro, eles se preocupam com sua empresa e seus clientes, vendedores e fornecedores. Mas o mais importante, eles se preocupam em um grau excepcional com as pessoas que trabalham para eles.

E é por isso que eles são tão raros.  Aqui estão algumas coisas que os chefes extraordinários dão a seus funcionários.

#1. Autonomia e independência

Grandes organizações são construídas de processos e procedimentos de otimização. Ainda assim, todas as tarefas não merecem uma abordagem micro-gerenciada.

Engajamento e satisfação são em grande parte baseadas na autonomia e independência. Nós nos importamos com as coisas quando elas são nossas. Nos preocupamos quando estamos no comando e nos sentimos habilitados a fazer o que é certo.

Sempre que possível, dê a seus funcionários a autonomia e independência para trabalhar da forma como eles funcionam melhor. Quando fizer isso, eles quase sempre encontram maneiras de fazer melhor o seu trabalho mais do que você imaginou ser possível.

#2. Expectativas claras

Enquanto cada trabalho deve incluir algum grau de independência, cada trabalho também se faz necessário ter expectativas básicas de como situações específicas devem ser tratadas.

Criticar um funcionário por oferecer um desconto para um cliente irado hoje, apesar de ontem ser uma prática comum, torna o trabalho impossível.

Poucas coisas são mais estressantes do que não saber o que se espera de um dia para o outro.

Quando um chefe excepcional muda um padrão ou diretriz, ele comunica as mudanças em primeiro lugar – e, quando isso não for possível, ele reserva um tempo para explicar por que tomou a decisão e o que ele espera no futuro.

Deixe claro para seus funcionários o que você espera deles. Isso vai facilitar as coisas.

Deixe claro para seus funcionários o que você espera deles. Isso vai facilitar as coisas.

#3. Objetivos significativos

Quase todo mundo é competitivo. Muitas vezes os melhores funcionários são extremamente competitivos – especialmente com eles mesmos.

Objetivos significativos podem criar um senso de propósito e adicionar um pouco de sentido para as tarefas mais repetitivas.

Além disso, as metas são divertidas. Sem um objetivo significativo para mirar, o trabalho é apenas trabalho.

Ninguém gosta de trabalhar.

#4. Um verdadeiro senso de propósito

Todo mundo gosta de se sentir parte de algo maior. Todo mundo gosta de sentir aquela sensação de trabalho em equipe.

As melhores missões envolvem criar um impacto real sobre a vida dos clientes que você serve.

Deixe os funcionários saberem o que você deseja alcançar para o seu negócio, para os seus clientes, e até mesmo para sua comunidade. E se você puder, deixe-os criar algumas missões próprias.

#5. Oportunidades para dar uma contribuição significativa

Funcionários engajados têm ideias. Elimine as oportunidades de fazer sugestões, ou instantaneamente desconsidere suas ideias sem consideração, e eles imediatamente se desengajam.

É por isso que os chefes excepcionais tornam incrivelmente fácil para os funcionários oferecerem sugestões.

Eles fazem perguntas de liderança. Eles sondam suavemente. Eles ajudam os funcionários a se sentirem confortáveis, propondo novas maneiras de fazer as coisas.

Quando uma ideia não é viável, eles sempre reservam um tempo para explicar o porquê.

Grandes chefes sabem que os funcionários que fazem sugestões se preocupam com a empresa, de uma forma que garanta que os funcionários saibam que sua contribuição é valorizada – e apreciada.

#6. Um verdadeiro sentimento de conexão

Cada funcionário trabalha por um salário (caso contrário eles iriam fazer trabalho voluntário), mas todos os funcionários querem trabalhar por mais de um salário: eles querem trabalhar com pessoas que respeitam e admiram.

É por isso que uma palavra amável, uma rápida conversa, uma conversa informal para saber se um funcionário precisa de ajuda é muito mais importante do que reuniões de grupo ou avaliações formais.

Um verdadeiro senso de conexão é pessoal. É por isso que os chefes excepcionais mostram que enxergam e apreciam a pessoa, e não apenas o trabalhador.

#7. Consistência confiável

A maioria das pessoas não se importa se um chefe é rigoroso, exigente e rápido para oferecer feedback, contanto que ele ou ela trate todos os funcionários de forma justa.

Chefes excepcionais sabem a maneira de mostrar aos funcionários que são consistentes e justos na comunicação.

Quanto mais os funcionários entendem por que uma decisão foi tomada, menos terão predisposição de ter um tratamento injusto ou favoritismo.

Chefes excepcionais sabem a importância do feedback para os funcionários.

Chefes excepcionais sabem a importância do feedback para os funcionários.

#8. Críticas privadas

Nenhum funcionário é perfeito. Cada funcionário precisa de um feedback construtivo. Cada funcionário merece um feedback construtivo. Bons chefes dão esse feedback.

Chefes excepcionais sempre fazem isso em privado.

#9. Elogio público

Todos os funcionários fazem algo bem. É fácil reconhecer alguns dos seus melhores funcionários porque eles estão fazendo constantemente coisas impressionantes.

Você pode ter que trabalhar duro para encontrar razões para reconhecer um funcionário que simplesmente cumpre as normas.

Mas, algumas palavras de reconhecimento – especialmente públicas – podem ser o empurrão que um funcionário mediano precisa para começar a se tornar um grande profissional.

#10. A chance de um futuro significativo

Cada trabalho deve ter o potencial de levar à coisas maiores. Chefes excepcionais, reservam um tempo para desenvolver os funcionários para o trabalho que esperam ter, mesmo que o trabalho seja em outra empresa.

Como você pode saber o que um funcionário espera fazer algum dia? Pergunte.

Os funcionários só se preocupam com seu negócio depois de primeiro você mostrar que se importa com eles.

Uma das melhores maneiras é mostrar que, enquanto você certamente tem esperanças para o futuro da sua empresa, você também tem esperanças para o futuro de seus funcionários.

___

Este artigo foi adaptado do original, “10 Things Only Excepcional Bosses Give Employees”, de Jeff Haden.

Comente este artigo

Populares

Topo