Um empreendedor vive ou morre baseado em sua credibilidade. Você pode ter o melhor serviço ou produto do mundo, mas se a freguesia não confiar em você, eles não vão comprar seu produto.
A credibilidade pessoal não é simplesmente criada do nada. Ela é cultivada ao longo do tempo. Como você cultiva esta credibilidade? Aqui estão 10 técnicas que transformarão você em uma fonte de credibilidade e um empreendedor mais bem sucedido.
1. Confesse seus pecados
Se você errar, admita. Obviamente, estar errado não é legal. Na realidade, pode ser humilhante. Quanto maior é seu erro, maior será seu fracasso. Embora sendo humilhante, contudo, tal admissão de sua falha pode aumentar sua credibilidade.
Você é falível. E os outros sabem disso. Quando você admite isso, você está dando um enorme passo em direção a responsabilidade ampla e propriedade autêntica. Este é um passo para a credibilidade.
2. Mantenha suas contas de redes sociais em consistência
Coerência é uma peça chave da credibilidade. Quando cada perfil de suas redes sociais diz a mesma história, isso revela uma coerência. Manter seus perfis sociais é parte da prática em criar sua marca pessoal.
3. Elogie outras pessoas
Falsos elogios são uma maneira infalível de parecer artificial. Ninguém gosta de um fala mansa bajulador. No entanto dar um sincero e autêntico elogio é outra história. Quando você elogia o ponto forte de alguém em seu trabalho ou em outro aspecto, a pessoa revela uma atitude recíproca de respeito e apreciação.
Você pode dar elogios a colegas em seu local de trabalho, clientes, compradores e outras pessoas em sua vida. Quando outros te vêem aprovando uma outra pessoa, reforçam suas crenças em você.
Um ótimo lugar para aprovação pública é o LinkedIn. Aprovação mostra que você respeita, aprecia e da valor a outras pessoas. E como benefício, outra pessoa pode retornar o favor e aprovar você.
4. Perca uma negociação
Empreendedores são conhecidos por suas habilidades em negociar. Mas vencer uma negociação é sempre uma vitória para sua credibilidade pessoal?
Faça uma análise severa de sua próxima negociação. O que você está disposto perder? O que você disposto a ganhar? Tenha em mente que se você ganhar uma negociação, você pode terminar perdendo credibilidade. Se você distorcer fatos, torcer o braço dos seus oponentes, caluniar a competição ou perder sua calma, então você também perderá sua credibilidade.
O que é mais valioso, sua credibilidade a longo prazo ou sua negociação vitoriosa a curto prazo? Se você perder uma negociação estratégica para salvar sua credibilidade, você pode de fato estar ganhando a longo prazo.
5. Não faça declarações dizendo “seja honesto”
Em uma linguagem comum, muitas pessoas usam a expressão “seja honesto”. Quando alguém sente a necessidade de fazer valer sua honestidade, sutilmente reduz sua credibilidade pessoal.
O que esta declaração diz sobre você? Você é tipicamente desonesto? É necessário dizer a outros que você está sendo desonesto?
“Seja honesto” é uma expressão que pode introduzir dúvida sobre sua credibilidade pessoal. Tente remover de seu vocabulário.
6. Ouça a outros
Quanto mais você fala, maior a chance de você quebrar sua credibilidade em pedaços. Em vez de falar mais, tente ouvir mais. Ouvir mostra que você é dócil e ávido em aprender sobre outra pessoa.
7. Arrume-se
Gostando ou não, sua aparência pessoal tem um enorme impacto em sua credibilidade. Para ser bem sucedido, você precisou vestir a camisa. Foque em melhorar sua credibilidade com seu guarda-roupas. Se você se arrumar, você vai tornar-se bem sucedido.
Uma pessoa bem vestida automaticamente comunica profissionalismo, interesse, consciência pessoal e credibilidade total.
8. Diga “eu não sei” de vez em quando
Ninguém é um sabe-tudo. Por mais que você seja inteligente, você não sabe de tudo. No percurso de sua vida, você pode precisar admitir sua ignorância.
É tentador para um empreendedor ter uma resposta ou uma solução para qualquer pergunta ou problema. Não tenha expectativas em fixar isso todas as vezes. Ao invés de arriscar-se em dar uma informação errada, é melhor admitir que você não sabe.
Um autêntico “eu não sei” pode percorrer milhas para provar sua credibilidade.
9. Escreva para outros websites
Um forte sinal de sua credibilidade é que você contribua para o mundo em geral. Mas como você “contribui para o mundo em geral”?
Na realidade, é muito simples. A maneira que os empreendedores contribuem é compartilhando seus conhecimentos e experiências. Uma maneira de compartilhar esse conhecimento e experiência é fazer guest blogging – escrevendo para outros websites.
Quando você fica satisfeito em publicar em outros sites, é um sinal imediato que você é uma pessoa verossímil. A fim de qualificar-se em escrever para sites maiores você deve começar de baixo. Tenha um blog. Escreva para sites de indústrias. Então, contribua com suas ideias e conhecimento especializado para os maiores sites.
10. Ganhe um prêmio
Um prêmio é um forte reconhecimento de sua credibilidade, afirmado e reconhecido por terceiros. Como você ganha um prêmio? Você tem que inscrever-se.
Muitos prêmios e reconhecimentos industriais não recai sobre o insuspeitoso; eles são procurados por aqueles que são confiantes em sua capacidade e boa vontade para aceitar um assentimento. Isso não significa que você deve ser arrogantemente firme, mas de preferência realisticamente honesto sobre no que você é bom.
Quando você favorece um troféu público em vez de suas próprias reivindicações pessoais, exige um longo caminho afim de reforçar sua credibilidade.
Conclusão
Mantenha em mente que sua credibilidade pode ser cultivada, mas também pode ser arruinada. Leva sua credibilidade a sério, e ao longo do tempo outros farão o mesmo.
Para proteger e construir sua credibilidade, mantenha a credibilidade mentalmente em primeiro plano de sua mente e suas razões. Credibilidade não é construída por acidente, e você precisará manter sua forte intenção afim de aumentar sua credibilidade para um nível maior – um nível onde você torna-se mais bem sucedido.