X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

maxresdefault
Liderança

11 características de um gestor para se avaliar em um recrutamento

Para se obter grandes resultados, um gestor qualificado é indispensável.


Internet Trends 2019Powered by Rock Convert

Apesar das diferentes personalidades, existem características de um gestor que são imprescindíveis.

Todo o sucesso financeiro de uma empresa depende da competência de um gestor competente. Independentemente do segmento em que vai atuar, o profissional incumbido de gerenciar uma área precisa demonstrar uma série de aptidões que demandam, entre outras coisas, a capacidade de liderar pessoas.

No caso de um gestor financeiro, o encarregado pelo cargo deverá ficar à frente das principais decisões administrativas, bem como do crescimento dos negócios e alocação de recursos. Não foge também, a responsabilidade de assumir o papel de líder diante de um seleto grupo de profissionais.

Por isso, é correto afirmar que o protagonismo faz parte das características de um gestor, dentro da hierarquia de uma empresa, e por isso deve ser avaliado minuciosamente por um profissional de RH na hora do recrutamento e seleção.

Não basta ter conhecimento sobre a operação do departamento que irá liderar, é necessário ter características de personalidade bastante específicas também. Confira os fatores fundamentais para a escolha do melhor profissional, que vão além de seu currículo:

Perfil de liderança

O propenso gestor deverá contar com um perfil incontestável de liderança. Afinal, saber coordenar uma equipe com eficiência, ajuda a maximizar os resultados positivos do negócio. Também caberá a ele, a formação imprescindível de talentos dentro de sua área de atuação na empresa. Para encontrar um líder, é necessário procurar por esse comportamento nos valores pessoais que podem ser identificados em longas entrevistas. Se quiser ser um bom líder, o profissional deve qualificar a personalidade em seu cotidiano pessoal, tornando-se bom pai, cônjuge, filho e amigo. As empresas não dão tempo para que o gestor selecione talentos e dê aulas a eles, desenvolvendo novas lideranças. Por essa razão, quem tem essa característica, deve servir de exemplo e motivar pessoas, sem a necessidade de muitas explicações.

Capacidade de inovação

Se reinventar diante de adversidades é um elemento ideal para um gestor competente. Profissionais inovadores sabem reconhecer as necessidades das pessoas e das empresas para pensar em como entregar o que desejam. Depois disso, os inovadores trabalham até encontrar a solução mais prática e criativa. Além disso, quem é realmente inovador está disposto a se arriscar para chegar até onde ninguém mais foi. Essas habilidades deverão ser destacadas durante o recrutamento e seleção do profissional.

Profissional com foco no trabalho

Profissionais que fazem planejamento a médio e curto prazo possuem mais foco em suas atribuições. Planejar metas para serem alcançadas no decorrer de um período é essencial para uma empresa. Gestores que dispersam a atenção facilmente tendem a atrasar o crescimento operacional. Concentrar-se nos resultados é essencial, mas no caminho, o gestor deve lembrar-se sempre da ética para ser bem avaliado pelo grupo e manter o posicionamento de exemplo e de liderança. Manter o foco exige que o executivo tenha uma habilidade paralela: a organização, que é fundamental para estabelecer prioridades e gerenciar melhor o tempo e a equipe.

Internet Trends 2019Powered by Rock Convert

Habilidade de comunicação

Se o gestor tiver fala confusa, não souber argumentar de maneira clara e tampouco tiver a habilidade de convencimento, seus colaboradores ficarão perdidos e desmotivados em pouco tempo. Para entendimento melhor de sua equipe, o profissional que gerencia uma área precisa saber dialogar com eficiência, seja com os cargos subalternos, superiores, ou até mesmo com clientes. É importante lembrar que ouvir também faz parte do diálogo. Gestor que não ouve, não chega a um entendimento com o grupo.

Poder de persuasão

Durante o recrutamento e seleção é possível identificar sinais de persuasão, importante em um profissional incumbido de gerir uma área. Esse elemento é fundamental para gestores combaterem resistência e pouco empenho de seus subordinados. O executivo influente passa a ter autoridade por convencer aos outros que tem propriedade no assunto. O respeito por esse profissional surge com naturalidade e não com base na hierarquia organizacional.

Facilidade de aprendizado

Os grandes profissionais, independentemente de sua posição hierárquica, precisam ter um rápido aprendizado. Ainda mais um gerente ou executivo que assumem regularmente novas responsabilidades e funções dentro de seu cargo. Ao absorver uma nova atividade, o profissional deve se debruçar para aprender o máximo possível no dia a dia e fazer cursos relacionados à área, quando houver necessidade. A educação contínua é uma aliada do aprendizado técnico, enquanto os erros cometidos diariamente devem ser ferramentas de aprimoramento. Se o gestor souber tirar proveito dos próprios deslizes para aprender, saberá transmitir à equipe que todos as falhas são administráveis, abrindo assim, um canal aberto para que o grupo assuma os erros cometidos.

Compromisso com a empresa

“Vestir a camisa da empresa” é uma necessidade obrigatória para um gestor. É a dedicação profissional independentemente das condições. Quem é comprometido não espera o mundo mudar, a empresa o reconhecer e os subalternos o respeitarem para se empenhar. Esse gestor age sempre com responsabilidade. Com isso, é possível mensurar o comprometimento do profissional.

Ambição profissional

Desde que não atrapalhe o rendimento de outros profissionais, não há nada de errado em gestores que aspiram subir degraus mais altos dentro de sua carreira. A ambição é saudável se não vier com doses de arrogância, agressividade, isolamento por não ser capaz de trabalhar em equipe e falta de ética com os colegas. Na dose certa, essa motivação reflete diretamente no resultado positivo da área onde atua e, consequentemente, de toda a empresa.

Profissional perseverante

Não desistir com facilidade diante de dificuldades é uma aptidão essencial para um executivo. Há uma clara diferença entre perseverança e persistência. Diferente do persistente, o perseverante não se sente injustiçado quando os outros recusam sua ideia, mas procura melhorá-la. A persistência, ao contrário, pode ser mais próxima a um defeito do que a uma qualidade profissional.

Habilidade de absorver conhecimento corporativo

Por mais ambicioso, proativo e inteligente que seja, um profissional que deseja ingressar em uma empresa como gestor deve ter um amplo conhecimento na área.

Profissional com experiência

O conhecimento é fundamental para um gestor, e quase sempre é atrelado à experiência. Portanto, profissionais que já tiveram um cargo de destaque devem ser considerados, pois geralmente já possuem as aptidões necessárias para conduzir uma equipe e gerir um departamento.

Para a contratação desse tipo profissional, uma outra opção é contratar uma empresa especializada de recrutamento e seleção.

Internet Trends 2019Powered by Rock Convert
Comente este artigo

Populares

Topo