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Liderança

3 ações que constroem confiança instantânea

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Você quer ser um líder em que as pessoas confiam? Aqui está o caminho


Você quer ser um líder em que as pessoas confiam? Aqui está o caminho

vivemos em um mundo rico de informações e com pouco tempo. Embora nosso ambiente nos obriga a ser multitarefa, mais e mais pesquisas revelam que ser monotarefa é a abordagem mais recomendada para fazer as coisas.

Isso é particularmente crítico para o líder que tenta estabelecer a confiança real nas pessoas.

Por isso, tomar as medidas corretas vai deixar claro para os membros da sua equipe que você:

  • Valoriza cada um deles como pessoa e membro da equipe.
  • Está realmente interessados no que cada um deles tem a dizer.
  • Sente que a contribuição de todos pode ajudar a melhorar o desempenho da equipe.
  • É confiável e confiante.

Isso pode soar como respostas suaves, mas produzem resultados difíceis, porque isso faz parte dos 3 ingredientes que determinam as pessoas que geram confiança em torno de si.

A sua porta pode estar sempre aberta, mas para membro de sua equipe sentirem que você está aberto, tente essas ações de construção de confiança na próxima vez que alguém na sua equipe precisar de você.

#1. Elimine distrações

  • Silencie seus telefones (fixos e celulares) e notificações de e-mail.
  • Feche a porta, se o assunto exigir isso.
  • Afaste-se de seu computador para que você não seja tentado a mexer nele enquanto as pessoas estiverem falando com você.
  • Se você estiver esperando por uma interrupção, peça desculpas ao membro da equipe.

#2. Defina as expectativas de tempo

  • Informe ao membro da equipe quanto tempo você tem para falar com ele e, em seguida pergunte a ele se ele acha que esse tempo será suficiente.
  • Se não, é perfeitamente possível reprogramar para que você possa concentrar toda a sua atenção.
  • Se é uma questão urgente, gaste todo o tempo que você tempo que você tem agora e, em seuida agende um follow-up em pouco tempo.

#3. Pergunte e, então ouça

  • Mostre interesse genuíno, fazendo perguntas para entender a raiz do problemas.
  • Procure compreender inteiramente a preocupação das pessoas antes de sugerir soluções.
  • Preste atenção na linguagem não verbal para entender tudo. Avalie o que a linguagem não verbal diz sobre a ansiedade das pessoas, confiança e emoção em torno do tema.

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Este artigo foi adaptado do original, “3 Actions That Instantly Build Trust”, da Inc.

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