X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Liderança

3 qualidades dos grandes líderes

qualidadesdosgrandeslíderes

Você quer se tornar um verdadeiro líder? Precisa se debruçar a partir de agora a desenvolver essas 3 qualidades


Você quer se tornar um verdadeiro líder? Precisa se debruçar a partir de agora a desenvolver essas 3 qualidades

Grandes líderes podem possuir uma infinidade de atributos, mas nunca menos do que sua inteligência, carisma e charme natural.

Todas essas coisas são importantes. No entanto, você pode ser um líder e não ser naturalmente charmoso ou inteligente demais. Podemos chegar à conclusão de que existem 3 principais atributos que os grandes líderes devem possuir.

#1. Visão

Bons líderes criam uma visão, articulam essa visão e as levam, com muita paixão até a conclusão.

A capacidade de acumular uma grande equipe, motivar e inspirá-los é simplesmente inútil se você não tem uma visão clara de onde você precisa ir.

A liderança começa com a visão do futuro e então parte para a descoberta de um caminho viável para chegar até a visão. Significa fazer a coisa certa, em vez de fazer um monte de coisas ao mesmo tempo.

É sobre ser diferente, não seguir o rebanho, ser controverso, e ver o que os outros não enxergam. É ter um nariz para o que está vindo e olhos e ouvidos para reagir antes que outros o fazem.

Sem visão, você pode capacitar as pessoas da maneira em que gostaria, mas você não vai chegar a lugar nenhum. Você vai ter uma sequência, mas sem direção.

Líderes têm uma visão de futuro e a perseguem.

Líderes têm uma visão de futuro e a perseguem.

#2. Influência

Depois de ter uma visão clara, vem o próximo passo. Isso exige todo o seu poder de influência. Se você está em uma situação de liderança, isso é uma coisa difícil de fazer.

A grande maioria das pessoas são resistentes à mudança, não importam as probabilidades. Para cumprir qualquer grande visão, você precisa conduzir a mudança.

Caso contrário, você é apenas um mestre das marionetes, segurando as cordas, esperando o show acabar.

Você tem que aprender a influenciar pessoas em toda a linha – explicar aos novos contratados o benefício de deixar as pessoas seguras para fazer o que precisa ser feito.

Além disso, precisa convencer os investidores a lhe dar dinheiro, os clientes a comprarem de você, e assim por diante.

O líder precisa carregar o fardo da influência com ele. Ele precisa influenciar todos as pessoas ao seu redor, para que eles sigam adiante juntamente com a sua ideia.

#3. Coragem

Depois de ter uma visão esclarecida e construir uma sequência, depois de todo o trabalho de influência, você vai perceber que ainda falta alguma coisa.

Agora, você tem a sua jangada e a sua bússola. Mas você ainda precisa cruzar o oceano. Esse é o teste final e mais verdadeiro de uma grande lição de liderança e coragem.

Inteligência e conhecimento não são vantagens, uma vez que sem coragem você está desperdiçando isso tudo.

Somente com coragem você pode chegar em algum lugar. Sem inteligência e com coragem é possível chegar onde você quer. Porém, de maneira lenta e dolorida. Mas, com inteligência e sem coragem é impossível chegar em qualquer lugar.

Assim, a pergunta chave é: você tem a coragem de seguir em frente quando todos lhe dizem para voltar, para saber que você está certo quando todo mundo diz que você está errado, se ater a seus instintos quando as pessoas chamam você de louco, para carregar o peso quando outras pessoas caem, para definir o ritmo e bater o tambor mesmo de estar cansado a ponto de não aguentar?

É o seu trabalho como líder manter as pessoas quando eles estão se afastando e perdendo a fé, lhes dar coragem, mas não falsa esperança e enfrentar a tempestade, sem se aproveitar da luz do sol.

Você está pronto? Ou está com medo?

Você tem coragem de fazer o que precisa ser feito?

Você tem coragem de fazer o que precisa ser feito?

Bata tudo no liquidificador

Visão é influência farão de você um líder bem equipado. Mas a coragem é o que faz você chegar lá. Por outro lado, a coragem, por si só, só faz de você um lutador sem causa.

Você pode ser bom em fazer muito barulho, mas parafraseando Sun Tzu, isso é apenas o ruído antes da derrota.

___

Este artigo foi adaptado do original, “All Great Leaders Exhibit These 3 Qualities”, do YFS.

Comente este artigo

Populares

Topo