A intensidade é uma ferramenta importante da liderança que quando exercida com precisão pode ajudar concentrar, envolver e inspirar os membros de sua equipe
A arte de usar a intensidade como uma ferramenta de liderança é encontrar o equilíbrio certo entre a humildade pessoal e profissional para garantir que você seja percebido como focado e comprometido.
Caso contrário, o que vai parecer é que você está com raiva, ou irracionalmente obcecado.
Há definitivamente uma linha tênue entre os dois. Cruzar essa linha na direção errada fará que, ao invés de promover uma equipe de alto desempenho, você esteja indo em direção ao buraco do ano na categoria líder.
As 4 regras da intensidade
#1. Seja autêntico
Membros de uma equipe podem sentir a falta de autenticidade em 1km de distância.
Seu compromisso deve ser fazer refletir através de cada palavra, ação e atitude a missão da empresa. Sua ordem do dia deve ser percebida como verdadeira e clara livre de jogo político e de qualquer indício de auto promoção.
Você tem que ser percebido como alguém que pode admitir os erros e que não tem todas as respostas.
Naturalmente o seu comportamento, palavras e intensidade em todos os momentos devem mostrar confiança na capacidade dos membros de sua equipe para encontrar as respostas e se recuperar dos erros.
#2. Seja compreensivo
Os líderes mais eficazes de alta intensidade que estão no mercado são incrivelmente bem sintonizados com os membros da equipe como indivíduos.
Eles fazem conexões autênticas, eles entendem as batalhas e desafios dos membros da equipe e eles respeitosamente adequam sua abordagem para orientar e treinar o indivíduo com base nessas ideias.
Boas equipes não precisam gritar ou de torcida falsa, elas precisam de sofrer um pouco e depois transformar essa dor em frustração produtiva e compromisso renovado.
#3. Aprenda a ajustar o volume conforme a situação
A intensidade não precisa ser equivalente ao ruído.
Líderes de alta performance comunicam e mostram o seu foco através de seu engajamento, encorajamento e feedback, não apenas no volume ou na frequência de seus comunicados.
Alguns dos líderes mais bem sucedidos são relativamente tranquilos, mas muito deliberados em suas abordagens de comunicação.
Eles entendem quando está na hora de falar alto e de se fazerem ouvidos e entendem quando o silêncio comunica melhor ainda.
#4. Ensine os membros de sua equipe a definir suas expectativas
Suas próprias expectativas são um excelente medidor para serem correspondidas.
No entanto, você só vai saber quando as coisas estão realmente funcionando quando o nível de expectativas de desempenho são movidos não por você, mas pelas atitudes e compromisso dos membros da sua equipe.
Se você fez um bom trabalho selecionando os membros da equipe e promovendo um ambiente de desempenho efetivo. Os primeiros sucessos vão gerar maiores expectativas pessoais e vão servir como combustível para o desempenho futuro.
O ponto de partida é agora
O líder de alta intensidade tem a combinação paradoxal de qualidades de humildade pessoal forte e uma vontade pessoal incrível para a sua equipe e empresa terem sucesso.
Ter essas 2 características fora de equilíbrio faz com que o líder seja apenas uma caricatura de um líder eficaz. Exerça a sua intensidade com uma porção igual de humildade e você e sua equipe vão longe.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Leadership Caffeine-4 Rules for Getting Intensity Right“, do Management Excellence by Art Peety.